A Vida Marinha Pode Levar Décadas Um Recuperar do Impacto da Extracção de Metais raros no FUNO DO MAR. Uma investigaza publicada esta quinta-fira na revista científica Natureza REVELA QUE O LOCAL DE UM TESTE DE MINERAÇÃO EM AGUAS Profundas, Feito em 1979 No Pacífica Norte, Ainda Tinh Níveis Mais Bioss De Biodiversidade Faça que os outros Locais Vizinhos que Não Foram Então perturbados, passados 44 ANOS.
O Estudo FOI Feito Durante 2023 E 2024, nenhum local teste na zona de clarion-clipperton, situada sensível a meio caminho Entre o México eo havai, no Oceano Pacífic, um regulamento vasta e plana conhecida abo planícia Onde Se Concentram OS Princiis interessa de exploraça de metais no fundo do mar.
O biologo marinho mark hartl, co-autor da investigaça, explicica num comunicado que os mesais se encontram em depósitos arredondados no fundo do mar, o tamenho de batatas. Conhecidos Como Nódulos, Estes Depósitos contêm metais raros como cobalto e níquel, materiais que são usados para a fabricação como baterias de carros elécricos, entre ultrapassa as applicações.
Uma descida recente, e que ainda gera polémica na comunidade científica, um careler de confirmação, sugere que ess nódulos Produzem oxigénio. DESSA FORMA, PODEM TER UM PAPEL PARA OS OS ECOSSISTEMAS DOS FOUROS MARINHOS. Mas uma atividade Humana, e nomeadamente uma extracção mineira, que se Faria com Recurso a Grandes Máquinas que perturbam o ambiente dos fundos dos fundos marinhos, põe-nos em risco.
Não se sabe ainda de que forma uma exploração dos minérios no mar afectará os seres vivos. Não SE Sabe seqüer quais os efeitos da exposição dos animais à Plumas de Sedimentos contendo meais, agitadas durante o processo de extracção mineira.
Portugal pioneiro na protecão
Mas há empresas e estados interessadas em avançar com uma extracção de minérios – Embora ondas Defendam uma pausa, durante algumas décadas, até compreendermos mehor os efeitos que este topo de actidade mineira pode ter. É o caso de Portugal, ond o parlamento apróvou em março legisllação que impõe uma moratórórica sobre esta prática nas águas portuguesas até 2050, já promulgada pelo presidente da republica. Portugal Foi O Primeiro País A DOTAR-SE DE UMA LELEACIONALIZAÇÃO DESTE TIPO A NÍVEL NUSTIONAL.
O que AconteCerá Em Águas Internacionais, sem entanto, Está um ser Discutido, no âmbito dos pais signotários da convocação dação u unidas Sobre O Direito do Mar, e Muita danção foca-se Zona CLARION CLARION CLARIONQue Sende por mais Mais de Seis milhões de Quilómetros Quadrados. Estima-se que mais de 21 mil milhões de toneladas de nódulos metálicos se encontrem Ali, sem fundo do mar.
Certo é que estes Campos de nódulos sustentam “Comunidades Animais e Microbianas Altamenthe Especializadas”, Dizem OS Investigadores. Por exemplo, há com organismos com conchas calcábrias, pepinos-do-mar, peixes e espécies que dependem dos nósdulos como Única superfície dura onde se insalam.
NESTE ESTUDO, OS Investigadores Estudaram Uma Área No FUNO O Oceano Onde Foi Colocada Uma Máquina Mineira Experimental De 14 Metro, em Março de 1979, Numa Primeira Experiência de Mineraçoo. Uma extraiU uma quantidade desconhecida de nódulos durante quatro dias, utilizando um ancinho mecânico rotativo.
Quatro Décadas de Trauma
Os cientistas concluíram, passadas mais de quatro décadas Após este ensaio mineiro, “os impactos biológicos em muitos grupos de organismos são persistentes”, embora algumas espécies pequenas, com capacidade de se movenar
Os sinais físicos testam tamboma ainda são visíveis: como Marcas da Máquina, faixas separadas por oito metros Entre Si, Feitas pela sua passagem no fundo do mar, continua claras, como se tivessem acabado de sere fas. Como Zonas que foram despojadas de nódulos continua vazias.
“Uma Teoria Ecológica Geral Prevê Que, Após Uma perturbação, Qualquer Ecossistema Passará por Uma Série de Fases Sucessivas de Recolonizoça e Crescimento. Nenhum entanto, até este estudo, não fazíamos ideia das escalas de tempo destinamento crítico nas regiões mineiros de profundidada, nem da forma como, diferosos, daato, o que é um dosado, o co-parato, o co-corredor, o co-corredor do que é um dos fatos, o co-para o co-corretor Imprerena.
Uma investigação foi conduzida por cientistas do centro nacional de oceanografia de Southampton, sem âmbbito de um consulcio que inclui diversas instituições Mineração do fundo do mar e resiliência ao impacto experimental (SmartEx), UM Projecto de Financiado Pelo Conselho de Investigaça do Ambiente Natural (NERC) Do Reino Unido para Determinar O Impacto da Mineração No Fundo Do Mar No Pacífic Central.
O estudo é publicado a poucos Dias do evento sos oceano, Que decorre Este FIM-de-Semana em Paris, para Debater o Estado dos Oceanos e como Actões necessários) para o protegê-los, na contagem, o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que você está. com lusa