O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta terça-feira que escolheu o médico-celebridade Mehmet Oz para trabalhar na área da saúde com Robert F. Kennedy Jr., ficando o clínico a liderar a agência governamental pela gestão dos sistemas Medicare e Medicaid, seguros de saúde públicos para idosos, pessoas portadoras de deficiência e pessoas de baixa condição econômica.
Mehmet Oz, famoso por aparições regulares no programa televisivo de Oprah Winfrey e, mais tarde, pelo seu próprio programa, O Show do Dr.vai ficar responsável pelos serviços que cobrem quase metade da população norte-americana.
Oz conta no currículo com uma candidatura falhada ao Senado norte-americano, em 2022. Então apoiado por Trump, perdeu na Pensilvânia para o democrata John Fetterman.
“Dr. Oz vai trabalhar em estreita colaboração com Robert F. Kennedy Jr.”, declarou Donald Trump em nota divulgada nas redes sociais. A dupla, acrescentou, vai enfrentar “o complexo industrial das doenças e todas as doenças crónicas horríveis que deixaram no seu rasto”, bem como cortar aquilo que chamou de desperdício e fraude no sector.
O republicano, vencedor das eleições de 5 de Novembro, alega que o sistema de saúde norte-americano está “falido”, prejudica os “americanos comuns e esmaga o orçamento do nosso país”, acrescentando que Oz será um líder no “incentivo à prevenção de doenças”.