Recentemente, a torrefacção conquistou reconhecimento nacional ao vencer o prémio “Best Challenge Roast” no Concurso de Melhor Torrefadora de Café da Porto Coffee Week. “Estamos extremamente honrados por receber o prémio e apaixonados por trazer café de grande qualidade para o Algarve”, disse Henning Schlueter, Roast Master e co-fundador da Al-Gharb Coffee Roasters. As Notícias de Portugal.
A origem desconhecida de seu premiado assado remonta a El Salvador, Villa Galicia, – com sabores frutados de abacaxi, caramelo e chocolate amargo – que agora está disponível para degustação em sua loja e online.
A jornada para o café especial
Quando os fundadores da Al-Gharb Coffee Roasters se mudaram para Portugal, não tinham certeza de qual seria o próximo passo, mas sabiam que queriam seguir algo pelo qual fossem verdadeiramente apaixonados, em vez de apenas outro trabalho das 9h às 17h. “Trabalhei com TI, então tomei muito café na vida, e muito café ruim também”, disse. “Sempre me considerei um ávido bebedor de café, sabor base que sempre gostei.”
“Enquanto decidíamos o que fazer, comecei a pedir alguns cafés, principalmente da Escandinávia e da Europa Central, sem saber muito sobre cafés especiais na época”, lembrou Henning. “Também comprei uma pequena torradeira de amostra e comecei a experimentar perfis de sabor e grãos diferentes na minha varanda. Foi fascinante como uma pequena semente poderia revelar tais sabores, desde o chá floral de jasmim até notas de morango ou mirtilo.”
O que começou como uma exploração pessoal se transformou em uma busca profissional. “O café é como uma caixa de Pandora. Cada vez que você pensa que já descobriu, abre mais possibilidades”, explicou. Hoje, sua microtorrefação é um farol tanto para os aficionados do café quanto para os bebedores casuais.
Uma experiência de café além da xícara
Al-Gharb Coffee Roasters combina sua micro-torrefação com uma cafeteria e restaurante de brunch. “Os hóspedes nos vivenciam de forma diferente dependendo do seu foco. Alguns vêm para um brunch com ovos Benedict e torradas francesas, enquanto outros procuram nossos cafés especiais”, observou Henning. O menu apresenta uma seleção com curadoria de 10 perfis de sabores distintos de regiões produtoras de café, como Etiópia, Costa Rica e Honduras.
Sua equipe utiliza uma torradeira de leito fluidizado que depende de ar quente para torrar os grãos de maneira uniforme, preservando seus sabores delicados. “Torrar é uma questão de tempo e precisão. Ao ouvir o “primeiro estalo” do grão, o cronômetro inicia para o desenvolvimento do sabor”, elaborou sobre o processo de torra.
“O café não é apenas uma bebida amarga que você precisa adoçar. É uma experiência com variedade infinita.” Para Henning, a melhor forma de apreciar os sabores intrincados dos grãos especiais é através do café filtrado.
Semana do Café do Porto
A Porto Coffee Week, um dos maiores festivais anuais do café, celebra o que há de melhor e mais recente na indústria cafeeira. Organizado pela Tasteology, com patrocínio da Belco e SAGE, o evento reúne profissionais e entusiastas de todo o país.
A vitória dos Torrefadores de Café Al-Gharb na categoria “Melhor Torrado de Desafio” resultou de sua capacidade de adaptação a um café desconhecido. “Recebemos grãos de origem não revelada e a tarefa de criar uma torra que mostrasse suas melhores características”, contou. Seu sucesso demonstra a experiência e o espírito colaborativo da torrefação. “O que mais gostei foi que cada categoria da premiação teve um vencedor diferente. Isto mostra quão diversificada e talentosa é a comunidade torrefadora em Portugal.”
“Acredito que somos todos melhores do que acreditamos e não estamos tão distantes”, disse Henning. “Sinto-me bastante humilde porque não contava com a vitória, houve algumas tentativas muito boas e nem tinha a certeza se a que mais gostei era minha ou não.”
Padrões ecológicos
No centro das operações da Al-Gharb Coffee Roasters está um compromisso com a sustentabilidade, apoiando os agricultores dedicados a práticas ecológicas através do fornecimento de grãos de qualidade especial – aqueles com pontuação acima de 80 pontos na escala das Associações de Cafés Especiais.
“Nossos valores também se alinham com outras práticas, como o transporte de café verde em veleiro”, compartilhou Henning. “É mais lento e menos previsível, mas reduz significativamente a pegada de carbono. Pequenas mudanças como essas podem ter um impacto enorme.”
“Há tantas fazendas e cafés que ainda não descobri”, acrescentou. “Cada novo grão é uma oportunidade de aprender e crescer.” Seja experimentando novas torradas ou expandindo suas ofertas, os torrefadores de café Al-Gharb continuam devotados à excelência.
Refletindo sobre a vitória na Porto Coffee Week, Henning concluiu: “Fui lá para ganhar experiência e saí com um prémio. Mas a verdadeira alegria é partilhar o que fazemos com os nossos hóspedes e vê-los descobrir a magia dos cafés especiais.”
Um jornalista que está sempre ansioso para aprender coisas novas. Com uma paixão por viagens, aventuras e escrever sobre este nosso mundo diversificado.
“A sabedoria começa na maravilha” – Sócrates
Kate Sreenarong