Pelo menos 16 habitações foram danificadas pela passagem de um pequeno tornado, este domingo, em Peniche. Segundo a RTP, o fenómeno de vento extremo originou-se no mar e progrediu para a terra, danificando telhados e derrubando árvores.
Não há registro de vítimas.
Em todo o país, a Protecção Civil registou 195 ocorrências relacionadas com o mau tempo deste domingo. A chuva e o vento forte causaram sobretudo inundações e quedas de árvores na região de Lisboa.
A instabilidade atmosférica que afeta Portugal continental e o arquipélago da Madeira está associada à passagem da depressão Floriana. Todos os 18 distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido a incidentes fortes, tendo sido emitidos também avisos devido à previsão de vento forte, queda de neve e obstáculos marítimos.
Os efeitos da passagem da Floriana deverá continuar a ser sentidos até segunda-feira.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ainda neste domingo continuamos a esperar-se aguaceiros, por vezes fortes, ocasionais de granizo e acompanhados de trovoada. O vento deverá soprar forte, esperando-se rajadas na ordem dos 70 a 80 quilómetros por hora no Minho, Douro Litoral e terras altas.
É ainda esperado a queda de neve na Serra da Estrela. Na segunda-feira, a cota de neve desce para os 1.200 metros.
Na segunda-feira, é esperada uma redução da frequência dos aguaceiros.