“Teremos uma queda gradativa dos valores de temperatura, principalmente das mínimas, e essa queda continuará até quarta-feira, dia 15. Dependendo um pouco do local, hoje a queda ficará entre 04 e 08 graus Celsius. As temperaturas vão cair um pouco mais na região litorânea porque as regiões do interior estiveram mais baixas nos últimos dias”, afirmou.
Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para hoje é de céu parcialmente nublado ou limpo, descida de temperaturas, formação de geadas sobretudo no interior e ventos geralmente fracos, soprando com maior intensidade nas terras altas.
“Estão previstas para hoje temperaturas mínimas de -2 graus Celsius em Bragança e Guarda, 02 graus em Vila Real, 06 graus em Viana do Castelo, 09 graus no Porto e Lisboa e 08 graus em Faro”, disse.
Para terça-feira, segundo Patrícia Gomes, prevê-se uma nova descida dos mínimos, com valores mais baixos nas regiões do interior. As temperaturas estão previstas para Bragança e Guarda nos -4 graus, Vila Real nos -1, Lisboa e Viana do Castelo nos 04 e Évora nos 02 graus”.
Quanto às temperaturas máximas, o meteorologista disse que hoje irão oscilar entre os 14 e os 18 graus nas regiões costeiras e entre os 7 e os 11 graus no interior.
“Na terça-feira, as temperaturas máximas vão variar entre os 12 e os 15 graus no litoral e no interior não vão ultrapassar os 10 graus”, disse.
A partir de quarta-feira as temperaturas deverão variar, com máximas em alguns locais e mínimas em outros.
“Não há previsão de chuva. Tudo indica que pelo menos até ao final da semana teremos céu parcialmente nublado ou limpo, ventos geralmente fracos, geadas sobretudo, nas regiões do interior e uma estabilização das temperaturas a partir de quarta-feira”, disse.