A companhia aérea de baixo custo Ryanair confirmou que entrou com um processo judicial no Irish Circuit Court reivindicando mais de € 15.000 em danos contra um passageiro que interrompeu o voo FR7124 de Dublin para Lanzarote em 9 de abril do ano passado.
Segundo a empresa: “O comportamento indesculpável deste passageiro obrigou este voo a ser desviado para o Porto, onde atrasou durante a noite, fazendo com que 160 passageiros enfrentassem perturbações desnecessárias, bem como perdessem um dia inteiro de férias. É completamente inaceitável que os passageiros que trabalham arduamente para desfrutar de uma viagem com a família/amigos sejam privados do prazer devido à falta de comportamento de um passageiro”.
A companhia aérea continuou a sublinhar que está “comprometida em garantir que todos os passageiros e tripulantes viajem num ambiente seguro e respeitoso, sem perturbações desnecessárias causadas por um pequeno número de passageiros indisciplinados. A Ryanair tem uma política rigorosa de tolerância zero relativamente à má conduta dos passageiros e continuará a tomar medidas decisivas para combater o comportamento indisciplinado dos passageiros nas aeronaves, em benefício da grande maioria dos passageiros que não perturbam os voos”.
Um porta-voz da Ryanair disse: “É inaceitável que os passageiros – muitos dos quais viajam com a família ou amigos para desfrutar de férias relaxantes de verão – sofram perturbações desnecessárias e redução do tempo de férias como resultado do comportamento indisciplinado de um passageiro. No entanto, este foi, lamentavelmente, o caso dos passageiros deste voo de Dublin para Lanzarote, em Abril passado, que foi forçado a desviar para o Porto devido ao comportamento perturbador de um passageiro individual, causando 15 000 euros em alojamento durante a noite, despesas com passageiros e custos de aterragem. Já iniciamos um processo civil para recuperar esses custos deste passageiro.
“Isto demonstra apenas uma das muitas consequências que os passageiros que perturbarem os voos enfrentarão como parte da política de tolerância zero da Ryanair, e esperamos que esta ação dissuada novos comportamentos perturbadores nos voos, para que os passageiros e a tripulação possam viajar num ambiente confortável e respeitoso. ”
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