Na Lei Eleitoral, chamado especificamente para a eleição do presidente desse órgão, após a morte do titular anterior, Raul Almeida, Rui Ventura obteve 86 votos, derrotando Walter Chicharro (PS), deputado na Assembléia da República.
De acordo com a nota do TCP, também havia três votos em branco, com 149 membros votando, representando 93,7% dos 159 membros do Colégio Eleitoral, compostos pelos 100 municípios da região central e outros órgãos públicos e privados no setor de turismo.
Dirigindo -se aos membros após serem eleitos, Rui Ventura elogiou a participação nas eleições, observando que as duas candidaturas “mantiveram o nível que essa entidade regional sempre teve, com um espírito de unidade para o qual é reconhecido”.
“É minha intenção que sempre trabalhemos juntos, tanto como municípios quanto particulares, de quem aprendi muito nas últimas semanas. Gostaria de agradecer a toda a minha equipe e a todos aqueles que me receberam de braços abertos em Turismo centro de Portugal. Acreditei que isso me acrescentaria, o que me acrescentaria e ainda assim, que tive o futuro dos sentimentos.
Os demais órgãos de governo da entidade regional do turismo, eleitos em julho de 2023, permanecem inalterados.
A inauguração ocorrerá em 15 de abril, às 11:30, em Coimbra.