A associação de defesa do consumidor emitiu um comunicado alertando para a comunicação promocional de rastreio auditivo partilhada pelo Portal Saúde após ter recebido uma centena de pedidos de apoio.
As reclamações são de pessoas que fizeram o teste e querem agora cancelar a compra do aparelho auditivo, a preço elevado e em prestações, sem que muitos dos compradores, segundo relatos à Deco, tenham percebido que assinaram, além a um contrato de venda, um contrato a crédito.
A Deco indicou que a publicidade, já denunciada pela associação à Entidade Reguladora da Saúde, dirige-se a pessoas mais idosas e vulneráveis, com menos literacia digital e que são enganadas, sendo que muitos só se apercebem mais tarde que a testagem é feita pela Amplifon Portugal, que vende os aparelhos, mas se apresenta como entidade oficial com o nome Portal Saúde.
A maioria das reclamações recebidas são de pessoas que não têm necessidade de usar aparelho auditivo, bastando apenas fazer um rastreio gratuito, sublinhou a associação, explicando que só depois de horas de testes auditivos é que se deparam com a venda do aparelho. dispositivo e muitos sentem que são forçados a dizer que não o querem, por isso é uma venda agressiva.
Com o título “Se tem mais de 60 anos já pode agendar um teste auditivo gratuito online”, o anúncio anuncia uma campanha que abrange todo o país, e conta com mais de 100 centros certificados disponíveis para maiores de 60 anos.
A Deco considera enganosa a forma como a publicidade é apresentada, pois pode induzir o consumidor em erro quanto à verdadeira entidade promotora do teste e, assim, influenciar indevidamente qualquer decisão.
Por outro lado, a informação constante na publicidade sobre os potenciais riscos de desenvolvimento de doenças devido à perda auditiva, que a associação considera que pode gerar alarme nos consumidores mais vulneráveis, pode levar a decisões menos informadas.