O restabelecimento do serviço de passageiros foi acordado entre a IP e a CP – Comboios de Portugal, refere a IP em comunicado.
A empresa espera que “até ao final deste mês sejam concluídas as obras de substituição dos cabos de sinalização das passagens de nível, permitindo a entrada em serviço do troço Malveira – Torres Vedras”, no âmbito das obras de modernização e eletrificação da linha.
A IP estima ainda que a reabertura dos comboios entre Malveira e Meleças (concelho de Sintra) “poderá ocorrer durante o mês de fevereiro”, tendo em conta a “extensão dos danos na estação de Meleças”.
Até que seja restabelecida a circulação ferroviária ao longo de toda a linha, será disponibilizado transporte rodoviário alternativo.
Em abril, devido às obras de modernização da Linha do Oeste, foi suspensa a circulação ferroviária entre Meleças – Torres Vedras, “para permitir a realização de obras no túnel da Sapataria”, no concelho de Sobral de Monte Agraço.
A suspensão estava prevista para durar quatro meses, mas foi prorrogada devido a imprevistos durante as obras do túnel.
O projeto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em dois projetos, sendo o primeiro a eletrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros.
A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros.
No entanto, o investimento global é de 160 milhões de euros, incluindo expropriações, segundo a empresa.