CINEMA
Querida Alice
TVCine Top, 21h30
Há anos que, sem que ninguém desconfie, Alice vive uma relação abusiva com Simon. Apesar das constantes declarações de amor e das supostas provas de afeto, aos poucos ele foi-lhe destruindo a auto-estima e qualquer réstia de autonomia. Ao mesmo tempo, ela foi-se afastando da sua rede de apoio, isolando-se na relação a dois.
Um dia, num raro encontro com Tess e Sophie, duas amigas de longa data, Alice é convidada para um fim de semana só de meninas numa pequena cabana junto a um lago. Recebendo de contar a verdade ao namorado e causar mais uma discussão, Alice decide mentir-lhe e dizer que tem uma viagem de trabalho. Os dias passam-se sem sobressaltos até o momento em que ele aparece sem avisar.
Hum filme de ação psicológico sobre violência doméstica, com argumento de Alanna Francis e realização de Mary Nighy, atriz que aqui se estreia atrás das câmaras. Anna Kendrick, Kaniehtiio Horn, Charlie Carrick e Wunmi Mosaku dão vida aos personagens.
SÉRIE
Testemunha Número 3
RTP2, 22h01
Uma mulher vê-se no lugar de testemunha involuntária num caso de homicídio, quando por acaso vê passar um assassino e sua vítima instantes antes do crime acontecer. A sua vida acaba de ficar virada do avesso: por um lado, é protegida pela polícia; por outro lado, é intimidado por gangues locais. Fazer o que é certo valerá ou arriscará? Nina Toussaint-White estrela este filme filme de ação Britânico de quatro episódios, para ver diariamente (exceto fim-de-semana).
Não Há Bela sem Senão
Netflix, transmissão
Estreia. Lisa Kudrow (Amigos, O retorno) e Ray Romano (Todos Gostam de Raymond, Amor de improviso) fazem parelha na nova comédia negra de Liz Feldman, criadora de Morto para mim que também escreveu para Ellen DeGeneres e Duas garotas falidas. O ramo imobiliário oferece o cenário à história: um casal propõe à venda sua casa aparentemente perfeita, sem imaginar a exposição e as disputas implacáveis que essa decisão vai acarretar. O elenco também conta com Abbi Jacobson, Denis Leary, Linda Cardellini, Luke Wilson, OT Fagbenle, Poppy Liu e Teyonah Parris.
DOCUMENTÁRIO
Eu sou realmente o subterrâneo
RTP2, 3h42
Assinado por Ricardo Clara Couto e Nuno Costa Santos, documenta a vida e obra do escritor Rui Knopfli (1932-1997), através de imagens do arquivo do autor, testemunhos de gente próximos, comentários de críticos e outros vestígios “de um poeta inconformado e inclassificável, de feitio difícil e uma generosa ternura”, descreve a sinopse.
INFORMAÇÃO
Linha da Frente
RTP1, 21h01
Reforma aos 40 anos. Um privilégio para uma habilidade de pessoas? Um objectivo reservado a quem tem um bom emprego ou herda uma boa maquia? Ou o resultado de um investimento profissional precoce, produto de uma decisão consciente? Estará ao alcance de qualquer pessoa? Será razoável equiparar o número de país de dificuldades de alfabetização financeira e que é o quinto da União Europeia com o salário médio mais baixo?
Esta reportagem parte à procura de respostas junto de quem decidiu e conseguiu fazê-lo, para perceber as motivações, as implicações, os diferentes contextos e os passos necessários. É uma peça da jornalista Filipa Simas, com imagem de Carlos Oliveira e edição de imagem de Liliana Claro.
MÚSICA
Maro – Hortelã Trio Tour
RTP1, 00h11
Aos 23 anos, lançou o primeiro álbum. Não tinha título, mas tinha três volumes. Online, você construiu uma comunidade sólida e crescente de seguidores. Deu-se a conhecer ainda melhor nos duetos que fizeram com gente como Rui Veloso, António Zambujo, Carolina Deslandes, Cuca Roseta, Luísa Sobral, Mafalda Veiga ou Samuel Úria. O seu nome, Maro (batismo artístico de Mariana Secca, tornou-se ainda mais familiar quando representou Portugal com Saudade, saudade no Festival Eurovisão da Canção de 2022.
Em Junho do ano seguinte, a cantora e multi-instrumentista andou pelos palcos a dar a prova Hortelã – nas palavras da própria, um disco “íntimo e sincero, gravado com a intenção de deixar para trás o que foi e começar um novo capítulo”. A RTP transmite a passagem por Lisboa, no Centro Cultural de Belém.