No sábado, os departamentos de emergência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Nossa Senhora do Rosário Hospital, em Barreiiro, e Santo André Hospital, em Leira, estarão fechados.
De acordo com o SNS, o Serviço de Emergência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amador-Sintra será reaberto no domingo, com os departamentos de emergência nos outros três hospitais restantes.
Durante o fim de semana, os serviços de emergência pediátricos no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Hospital Beatriz ângelo em Loures e no Hospital Vila Franca de Xira serão fechados.
O Departamento de Emergência Pediátrica do Hospital Amadoria-Sintra estará aberto nos dois dias, entre meia-noite e 8h e entre 20h e meia-noite, recebendo apenas casos de emergência internos ou aqueles referidos pelo Urgente Patient Orientance Center do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEM) ou pela linha SNS 24.
O Departamento de Emergência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, receberá apenas mulheres referidas por Inem.
No total, 130 salas de emergência estarão abertas no sábado, 29 serão abertas como parte do projeto piloto que exige que os usuários ligue para a linha SNS 24 antes de ir para o hospital, dois serão mencionados e sete serão fechados.
No domingo, as escalas atualizadas pelos hospitais prevêem a abertura de 130 salas de emergência. Trinta serão abertos como parte do projeto piloto, dois serão referenciados e seis serão fechados.
O Portal do Serviço Nacional de Saúde exorta os usuários a entrar em contato com a linha SNS 24 (800 24 24 24) antes de ir para a sala de emergência.