As vendas de bens de grande consumo em Portugal cresceram 6,4%, em termos homólogos, no período entre 4 de novembro e 1 de dezembro. De acordo com dados fornecidos pela Nielsen, as marcas de fabricantes subiram 6,9% e os produtos de marca própria subiram 5,8%, “indicando uma mudança” onde as primeiras “estão agora a crescer a uma taxa mais elevada”.
No capítulo de higiene doméstica, o crescimento foi de 5,8%, impulsionado pelas marcas fabricantes. Por outro lado, os dados da NielsenIQ Scantrends relativos às compras de artigos de higiene pessoal mostram um aumento de 8,1% no mesmo período, em comparação com o ano anterior.
A análise do consumo neste quadriénio, que terminou no início de dezembro, mostra que os alimentos cresceram 6,6%, com as marcas de fabricante a ultrapassarem as marcas próprias, crescendo 6,7% face a 6,4%.
A categoria de bebidas também cresceu nesse período, em torno de 4,7%. “Isso indica um crescimento mais acentuado em relação ao período anterior, com marcas fabricantes e marcas próprias crescendo praticamente no mesmo ritmo”, afirma Nielsen. Assim, as marcas industriais superaram ligeiramente as bebidas de marca própria, com crescimento de 4,7% contra 4,6%.