Mais do que 40 macacos escaparam de um centro de pesquisa na Carolina do Sul na quarta-feira, alertando os residentes próximos para protegerem suas portas e janelas. Os macacos fugitivos não haviam sido capturados até a manhã de sexta-feira.
Aqui está o que sabemos até agora:
Para onde exatamente os macacos escaparam na Carolina do Sul?
Os primatas escaparam de Alpha Genesis em Yemassee, condado de Beaufort, na Carolina do Sul.
A empresa confirmou que 43 primatas macacos rhesus escaparam de um recinto em uma das instalações da empresa.
O Departamento de Polícia de Yemassee disse na quinta-feira que armadilhas com iscas foram montadas e câmeras de imagem térmica estavam sendo usadas na tentativa de capturar os macacos.
“Os residentes são fortemente aconselhados a manter portas e janelas protegidas para evitar que esses animais entrem nas casas”, disse a polícia. “Se você encontrar algum dos animais fugitivos, entre em contato com o 911 imediatamente e evite abordá-los.”
Como os macacos escaparam do centro de pesquisa?
Greg Westergaard, CEO da Alpha Genesis, disse à CBS News na quinta-feira que um zelador inadvertidamente não conseguiu trancar uma porta no recinto, permitindo que os macacos andassem livremente.
“É realmente como seguir o líder. Você vê um ir e os outros irem”, disse ele. “Era um grupo de 50 pessoas e 7 ficaram para trás e 43 fugiram porta afora.”
Ele disse à CBS News na sexta-feira que, embora não tenham capturado nenhum dos macacos, eles ficarão perto das instalações.
“Eles são apenas macacos patetas pulando para frente e para trás brincando uns com os outros”, disse ele. “É como uma situação de playground aqui.”
Westergaard disse que a empresa colocou armadilhas com iscas, mas os macacos ainda não vão entrar nelas.
“Eles estão pulando e pegando a comida e depois pulando de volta na cerca e na linha das árvores”, acrescentou. “Eles estão nos observando da mesma forma que nós os observamos.”
Ele reconheceu que seria um longo processo para recuperá-los e que eles não queriam perseguir os macacos porque isso os assustaria e os faria fugir.
“Nós os temos muito perto”, disse Westergaard. “Isso tudo é parecido com o que queremos ver.”
Que tipo de macacos são eles?
Os macacos que escaparam são primatas macacos rhesus, que têm pêlo marrom com rosto e orelhas vermelhas. Eles têm cabelos curtos na cabeça, o que acentua seus rostos muito expressivos.
Os macacos rhesus são macacos asiáticos do Velho Mundo encontrados principalmente no Afeganistão, Paquistão, Índia, Sudeste Asiático e China.
Macacos Rhesus foram importados para os EUA na década de 1970 para pesquisas biomédicas em laboratórios, de acordo com a New England Primate Conservancy.
Os macacos Rhesus são “macacos ousados, extremamente curiosos e aventureiros” e a espécie é “altamente adaptável à coexistência com os humanos”, afirma a tutela.
A dieta típica do macaco rhesus inclui raízes, frutas, sementes e cascas, bem como insetos e pequenos animais.
O que eles estavam usando os macacos para testar?
De acordo com seu site, a Alpha Gensis cria macacos e fornece “produtos para primatas não humanos e serviços de biopesquisa” em todo o mundo. Os ensaios clínicos da empresa supostamente incluem pesquisas sobre distúrbios cerebrais progressivos.
As autoridades locais disseram na quinta-feira que os primatas fugitivos eram “fêmeas muito jovens, pesando aproximadamente 6 a 7 libras” e nunca haviam sido usados para testes devido à sua idade.
A Alpha Genesis afirma que sua equipe de técnicos veterinários e especialistas em animais trabalha com macacos cinomolgos, rhesus e macacos-prego.
O jornal Post and Courier informou no ano passado que Alpha Genesis ganhou um contrato federal para supervisionar uma colônia de 3.500 macacos rhesus na Ilha Morgan, na Carolina do Sul, conhecida como “Ilha dos Macacos”.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmaram em um comunicado que os macacos viviam anteriormente na Ilha Morgan como “macacos caipiras” e foram trazidos para as instalações de Alpha Genesis “para serem condicionados para estarem perto de pessoas”.
A instalação está registrada no CDC como importadora de primatas não humanos, o que significa que “deve atender aos padrões de importação, quarentena e uso de NHPs”, disse a agência.
O CDC acrescentou que “o risco para o público é baixo, desde que as pessoas não se aproximem ou entrem em contacto” com os macacos.
Com que frequência os macacos pesquisadores escapam?
Esta não é a primeira vez que primatas escapam de Alpha Genesis.
Há oito anos, 19 primatas escaparam das instalações da empresa, mas foram recapturados cerca de seis horas depois.
Na época, a WCSC, afiliada da CBS em Charleston, relatou que as autoridades locais disseram que as fugas não eram raras, mas geralmente os macacos voltam ao complexo porque sabem que é onde há comida.
“A cada dois anos teremos um ou dois que saem. Nunca tivemos tantos que saíram”, disse Westergaard à CBS News na sexta-feira.
No ano passado, na Pensilvânia, dezenas de macacos de laboratório escaparam depois que um caminhão que transportava 100 animais bateu. Todos os primatas foram posteriormente contabilizado.
Centro de pesquisa tem histórico de violações do USDA
Uma investigação da WTOC, afiliada da CBS, descobriu que em 2022, Alpha Genesis recebeu oito violações do Departamento de Agricultura dos EUA, incluindo uma violação de instalações habitacionais e uma violação veterinária.
O relatório concluiu que nos primeiros oito meses de 2022, seis macacos foram colocados em recintos errados – um animal foi encontrado morto devido a “traumas causados pelos animais residentes no recinto” e quatro animais necessitaram de cuidados veterinários subsequentes.
O WTOC também informou que, nesse mesmo período, houve seis ocasiões distintas em que os macacos escaparam do seu recinto. Após essas fugas, a empresa consertou o elo da corrente e se livrou de algumas das gaiolas que foram rompidas, informou a emissora.
Alpha Genesis foi inspecionado recentemente pelo USDA em maio de 2024 e não recebeu nenhuma violação. Esse relatório mostra que, no momento da inspeção, havia pelo menos 6.701 macacos na propriedade, informou o WTOC.
O que saber sobre Susie Wiles, a nova chefe de gabinete de Trump
Como era a sede da campanha de Harris na noite da eleição
Três acusados de conspiração ligada ao Irã para matar Donald Trump