Os moçambicanos Domingos e Neusia são jovens, estão apaixonados e partilham sonhos para o futuro. Determinado em cantar na vida, ele decidiu trabalhar para as minas de ouro no norte do país. Enquanto isso, Neusia vai à escola e espera ansiosamente pelo regresso dele.
Co-produção entre França e Portugal, este drama tem assinatura do realizador português Ico Costa (Alva) e foi rodado integralmente em Moçambique. Depois de ter recebido o prémio de melhor longa-metragem portuguesa no festival IndieLisboa, esteve em competição no Festival Internacional de Cinema de Marselha (FIDMarseille), onde recebeu os prémios da Fondation Vacances Bleues para novos talentos e uma menção honrosa do prémio École de la 2e Chance.
Críticas, salas e horários
Urso de Ouro da 74.ª Berlinale, este é um ensaio documental de 68 minutos sobre a restituição de obras de arte subtraídas às colónias africanas por parte dos museus dos países colonizadores.
Em novembro de 2021, o cineasta franco-senegalês Mati Diop (Atlântico) acompanhou o processo de restituição de 26 obras de arte (em 7000) ao Benin por parte de França, enviadas do Museu du Quai Branly – Jacques Chirac, intercalando pelo meio uma voz desligada inventada do rei Ghézo, retratada num dos bustos devolvidos, saindo de uma “longa noite eterna” no espaço museológico francês para regressar a um país onde a cultura só tem existência em língua francesa.
A realizadara propõe uma reflexão sobre o que significa a pertença e a cultura, sem nunca esquecer que este povo colonizado pelos franceses foi também ele próprio colonizador de outras nações, e que o debate sobre a restituição dessas obras ainda começou agora devido a todas as questões que levanta sobre a relação entre ex-colónias e ex-colonos, sobre o que é preciso fazer para garantir a perpetuação de uma história adormecida, esquecida ou apagada. Jorge Mourinha
Críticas, salas e horários
Cruzando material de arquivo – com destaque especial para uma entrevista de vida realizada por Diana Andringa em 1985 – e entrevistas contemporâneas, este documentário realizado por Billy Woodberry concentra-se na dimensão política da carreira do angolano Mário Pinto de Andrade (1928-1990): resistente contra o regime salazarista, secretário-geral da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas, fundador e presidente do MPLA nos seus primeiros anos, ministro da Cultura na Guiné-Bissau após o 25 de Abril e exilado em viagem permanente entre Portugal, França, Moçambique, Argélia, Marrocos e Guiné.
O seu lado de ensaísta, acadêmico e poeta, nas palavras de Woodberry, “não é suficientemente conhecido”: “Baseado em tudo o que publicou, inventou, contribuiu, ele deveria ser reconhecido como um grande pensador, uma figura cimeira da cultura.” Jorge Mourinha
Críticas, salas e horários
Vaiana Waialik, filha mais velha do chefe da aldeia, vive numa pequena ilha da Polinésia. Com um espírito empreendedor e o sangue de uma longa linhagem de navegadores a correr-lhe nas veias, o seu maior desejo é explorar o mundo e velejar pelo oceano.
A oportunidade surge quando recebe uma mensagem dos seus antepassados, que lhe pedem para concretizar um desejo antigo: unir os habitantes da sua ilha a todos os outros. Para que isso seja possível, ela tem que encontrar uma ilha que se encontra oculta por uma tempestade e, assim, quebrar um antigo feitiço que impede a união entre os povos. Na viagem até lá, ela terá uma tripulação de corajosos como companheiros, onde se destaca Maui, o lendário semideus de quem se tornou amigo e com quem já enfrentou mil perigos.
Produzida pelos Walt Disney Animation Studios e realizada por David Derrick Jr., Jason Hand e Dana Ledoux Miller, esta animação musical continua a história iniciada, em 2016, por Ron Clements, John Musker e Don Hall. A dar novamente voz a Vaiana é a atriz Auli’i Cravalho, descendente de chineses, havaianos, porto-riquenhos e portugueses; já Maui continua com a voz de Dwayne Johnson.
Críticas, salas e horários
Este drama, realizado e escrito por Léonor Serraille (Jovem Mulher), percorre 20 anos na vida de Rose (Annabelle Lengrone) e de seus dois filhos. A viver em Paris desde que saiu da Costa do Marfim, esta mãe faz todos os possíveis para superar as inevitáveis dificuldades que implicam criar duas crianças numa terra estranha, sem nunca se deixar derrotar.
Mas a vida tem altos e baixos e, infelizmente, o sofrimento é doloroso.
Críticas, salas e horários
EUA, década de 1860. Apesar da sociedade machista em que vive, Vivienne Le Coudy é uma mulher independente e ciente do seu valor. Quando conhece e se apaixona pelo imigrante dinamarquês Holger Olsen, concorda em mudar-se com ele para a cidade de Elk Flats, Nevada, para começarem uma vida em comum.
Algum tempo depois, com o início da Guerra Civil (1861-1865), Holger sente que tem que se alistar no exército para lutar contra a escravatura e defender o país que o acolheu. Mas isso implica deixar Vivienne sozinha numa cidade controlada por homens corruptos e muito perigosos. Entre eles está o magnata Alfred Jeffries e seu filho Weston, um homem alcoólico e sem escrúpulos, que persegue e tenta seduzir Vivienne à força.
Os anos passam e, quando Holger regressa da guerra, o casal tem de enfrentar as mudanças que ocorreram nas suas vidas, pois só assim se poderá conciliar com aquilo em que, devido ao tempo e às circunstâncias, cada um se transformou.
Co-produção entre o Canadá, a Dinamarca e o México, um ocidental realizado e protagonizado por Viggo Mortensen – Óscar de melhor ator por Promessas Perigosas (2008), Capitão Fantástico (2017) e Livro Verde – Um Guia Para a Vida (2019) –que também se responsabilizou pela banda sonora. O elenco conta ainda com Vicky Krieps, Solly McLeod, Garret Dillahunt, Colin Morgan, Ray McKinnon, Luke Reilly, Atlas Green e Danny Huston.
Críticas, salas e horários
Darren Barrenman vive numa caravana de um parque de estacionamento, passa os dias a cuidar da piscina de um velho motel e luta fervorosamente para transformar Los Angeles, a sua cidade natal, num lugar melhor para se viver. Otimista por natureza e fã incondicional de Erin Brockovich, Darren se dedica a apresentar suas múltiplas ideias à Câmara Municipal, para o grande aborrecimento de Stephen Toronkowski, o vereador.
Quando June Del Rey, uma mulher misteriosa, lhe pede ajuda para investigar um esquema de corrupção que envolve imóveis, negócios de água e o próprio Toronkowski, Darren usa seus conhecimentos e suas habilidades de detetive (que desconhecia por completo) para verificar o fundo uma situação. A ajuda terá Susan, Jack e Diane, seus vizinhos e grandes amigos.
Estreia em realização do ator Chris Pine, que também protagoniza e escreve o argumento, esta comédia policial estreou-se no Festival de Cinema de Toronto. Annette Bening, DeWanda Wise, Jennifer Jason Leigh, Danny DeVito e Stephen Tobolowsky assumem como personagens secundários.
Críticas, salas e horários
Depois de anos trabalhando para Big Cat (Andie MacDowell), uma mulher impiedosa que controla não só o crime, mas também as autoridades da cidade de Odim County (nos Apalaches), Cash (Orlando Bloom) tenta levar uma vida digna.
Responsável por cuidar de Savannah (Chapel Oaks), uma sobrinha que perdeu ambos os pais, ele evita qualquer confronto com as gangues locais ou com a polícia da zona. Mas Big Cat não está disposto a perder um dos seus maiores trunfos e, depois de uma dívida inventada e de ameaçar destruir-lhe a família, obriga Cash a participar numa série de novos assaltos.
Hum filme de ação de acção realizada pelos irmãos Eshom e Ian Nelms, também responsáveis por Perdido de propósito (2013), Crime em cidades pequenas (2017) e Missão: Vingança (2020).
Críticas, salas e horários
Há vários séculos que adultos das mais diversas culturas alertam suas crianças para os perigos do homem do saco, que captura inocentes perdidos e os coloca no seu saco pútrido. Quando era pequeno, Patrick escapou por pouco desse destino, o que lhe deixou marcas emocionais profundas que levaram para sua vida adulta. Agora, quando se vê novamente assombrado por aquela criatura aterrorizante, tem de encontrar uma forma de superar os seus medos, pois desta vez o que está em causa não é apenas a sua sobrevivência, mas a de toda a família.
Com a realização de Colm McCarthy (que já havia feito o filme A garota com todos os presentes e alguns episódios da série Doutor quem, Sherlock, Peaky Blinders ou Espelho Negro) e argumento de John Hulme, este filme de terror conta com as atuações de Sam Claflin, Antonia Thomas, Caréll Vincent Rhoden e William Hope.
Críticas, salas e horários
Totalmente rodado na ilha do Fogo e com argumento e realização da cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos Sarah Grace (que também protagoniza), um drama que conta a história de Kevin e Linda, dois jovens que um dia se conhecem e se apaixonam perdidamente. Com a identidade, a imigração e as tradições sempre como pano de fundo, Sodadefoca-se na luta do casal para se manterem unidos, mesmo quando o passado da família de ambos ameaça a sua felicidade.
Primeiro filme da TVA – Televisão África, foi produzido por Saulo Montrond e conta ainda com as atuações de Robert Beecham, Kathleen Roy e Alexandre Fonseca Soares.
Críticas, salas e horários