O que é?
Poucos carros modernos geraram tanto entusiasmo quanto o novo Renault 5. Quando o conceito deste carro urbano moderno foi apresentado em 2021, a Internet enlouqueceu, com sites de mídia social inundados de curiosos que adoraram quantos designs sugere este novo EV compartilhado com o icônico original. Mas está tudo muito bonito; a ferocidade do novo segmento de carros elétricos significa que os carros também precisam brilhar atrás do volante.
O que há de novo?
Além do design exterior retro, o que mais está acontecendo com o novo Renault 5? É baseado na pequena plataforma AmpR da Renault, que foi projetada para ficar embaixo de carros de baixo custo e alta tecnologia e o novo 5 é um dos primeiros a utilizá-la. Espere vê-lo sendo usado também no novo Renault 4, bem como em carros como o próximo Nissan Micra elétrico. Mas além dessa plataforma, o Renault 5 incorpora uma série de recursos interessantes. Por exemplo, está disponível com tecnologia Google – que pode ajudar em questões como encontrar o carregador EV mais próximo – enquanto a tecnologia veículo para carregar significa que você pode usar as baterias integradas do carro para carregar outros dispositivos domésticos. Quer uma xícara de chá na estrada? O Renault 5 pode ferver a chaleira para você – enquanto você estiver estacionado, lembre-se.
O que há sob o capô?
O Renault 5 estará disponível com dois motores desde o lançamento. Uma versão básica com bateria de 40 kWh e motor elétrico de 121 cv oferece um alcance de até 300 quilômetros, ou você pode triunfar na versão maior com bateria de 52 kWh que, além de um motor elétrico mais potente de 148 cv, desbloqueia um alcance maior de 248 milhas . Isso significa que esta última opção será uma escolha melhor se você estiver planejando viajar para lugares mais distantes em seu 5. Você também obterá uma taxa de carga mais rápida com a versão de bateria maior e com uma velocidade de 100 kW. faça uma carga de 15 a 80 por cento em 30 minutos quando conectado a um carregador rápido adequado, ou pouco mais de cinco horas quando conectado a uma caixa de parede doméstica de 7 kW. A Renault não divulgou os tempos de carregamento para a variante de bateria menor, mas só pode aceitar uma velocidade máxima de carregamento de 80kW.
Como é dirigir?
O Renault 5 se adapta perfeitamente ao briefing do carro urbano. No geral, é um carro compacto, por isso é fácil passar por brechas e estacionar rapidamente. A boa aceleração que vem do motor elétrico também é útil nesta área e significa que o 5 é adequado para quem vive em cidades e ambientes urbanos.
Mas também não perde a profundidade quando você viaja para lugares mais distantes. A direção do Renault 5 tem um feedback agradável e, quando aliada à aceleração mencionada, torna-se um carro divertido nas curvas. Não é tão ultrarrápido como alguns dos EVs mais recentes que vimos – seu tempo de 0 a 60 mph parece mais na faixa de um hatchback ‘tradicional’ – mas há mais do que suficiente disponível para manter as coisas interessantes. A única desvantagem é o percurso ligeiramente firme, que é mais perceptível em estradas rurais esburacadas. Além disso, em condições molhadas, o Renault 5 pode lutar pela tração, pois toda a potência do motor é enviada através das rodas dianteiras, de modo que explosões rápidas de potência podem rapidamente fazer com que os pneus dianteiros se esforcem por tração.
Como parece?
Se você procura um carro que cause uma grande impressão visual, então o Renault 5 é o ideal. É, claro, descaradamente retrô e segue muitas dicas de design do 5 original, mas está tudo bem interligado para que não pareça um retrocesso. Nosso carro de teste, em Pop Yellow, iluminou um dia sombrio e fez virar cabeças onde quer que fosse. Mas também é um carro relativamente compacto, o que vai contra a tendência dos veículos elétricos maiores. Com 3,92 m de comprimento, situa-se entre os modelos Twingo e Clio em termos de tamanho, mas é ligeiramente mais longo que o mais recente Mini Cooper – um dos seus principais rivais eléctricos.
Como é por dentro?
Com um exterior tão ousado e dramático como este, o interior tem que estar à altura das coisas. Felizmente, na maioria das áreas isso acontece. A qualidade de construção é sólida, com materiais agradáveis utilizados por toda parte e há muitos logotipos ‘5’ gravados aqui e ali para lembrá-lo do que você está dirigindo. Tal como acontece com outros Renaults, porém, a área ao volante parece muito confusa; você tem o seletor de marcha, os controles do limpador de pára-brisa e a haste de áudio, todos de um lado, então é um pouco fácil ativar um quando você está tentando o outro. Mas os controles físicos de ventilação estão convenientemente localizados sob a tela principal. O espaço no banco traseiro é bastante apertado, mas este é um carro urbano compacto. Mesmo com um motorista de tamanho médio no lugar, a área atrás é bem pequena e os passageiros mais altos do banco traseiro vão acabar se sentindo apertados. O espaço da bagageira, no entanto, é mais do que adequado com 277 litros e um pouco mais do que os 210 litros que você teria em um Mini.
Como são as especificações?
Todos os carros recebem uma tela central de infoentretenimento de 10,1 polegadas e leitura do motorista de sete polegadas, embora você tenha que atualizar para carros com especificação ‘techno’ para obter os serviços adicionais baseados no Google e uma tela maior de 10 polegadas para o motorista. Você também pode obter esse nível atualizado de kit com qualquer uma das opções de bateria, dependendo do que você mais precisa.
Veredicto
Teria sido muito fácil para o Renault 5 ser negociado simplesmente pela aparência. No entanto, é de longe um dos novos EVs mais emocionantes para pegar a estrada e é apoiado por muita boa tecnologia e uma experiência de direção com personalidade. Uma gama decente e um preço competitivo apenas ajudam ainda mais as coisas.
Embora o espaço no banco traseiro possa ser apertado, este é um carro urbano ágil e de aparência inteligente que mais do que faz jus ao hype.
Resumo dos fatos
Modelo testado: Renault 5
Motor: Único motor elétrico
Potência: 148 cv
Torque: 245Nm
Velocidade máxima: 93 mph
0-60 mph: 7,7 segundos
MPG: NA
Emissões: 0g/km
Alcance: 248
Velocidade máxima de carregamento: 100kW