Se você está farto de bugigangas de plástico e brilhos nas decorações da sua árvore de Natal que acabam em todas as suas mãos e no chão, talvez seja hora de optar por adornos mais naturais nesta época festiva.
Na verdade, você pode usar flores, folhagens e até plantas domésticas para enfeitar sua árvore de Natal, muitas vezes por uma fração do custo de comprar decorações caras e não biodegradáveis. Aqui estão algumas ideias…
Plantas de casa
Encontre um lugar para suas plantas dentro da árvore, se elas não forem muito grandes. Você pode colocá-los ao redor da base da árvore para esconder o suporte ou incorporá-los em seus vasos entre os galhos para um efeito de destaque
A estilista do Dobbies Garden Centers, Rebecca Stanton, diz: “O aumento do volume das árvores de Natal com folhagem real e forrageira está em alta há alguns anos, mas a tendência deste ano vai um passo além, usando plantas domésticas reais para criar explosões de cores sazonais entre ramos para um efeito verdadeiramente único.
“Para obter o máximo impacto, sugiro usar uma mistura de folhagens perfumadas, como o eucalipto, e plantas caseiras coloridas, como o popular antúrio. Isso irá ajudá-lo a criar uma bela exibição natural, que oferece uma bela alternativa às luzes e bugigangas tradicionais.”
Ela oferece o seguinte guia passo a passo sobre como decorar sua árvore com plantas domésticas:
1. Depois de levar para casa sua árvore cultivada em vaso ou recém-cortada, posicione-a em um local longe de fontes diretas de calor e avalie quaisquer lacunas que possam ser usadas para segurar as plantas domésticas.
2. Reúna as plantas de casa escolhidas e certifique-se de que estejam em vasos pequenos e leves que possam ser facilmente encaixados nos galhos da árvore.
3. Antes de colocar as plantas de casa na árvore, regue-as bem na pia para mantê-las hidratadas, deixando a água escorrer completamente.
4. Comece a colocar os vasos na árvore, aninhando-os com segurança nos galhos e garantindo que permaneçam em pé. Se os vasos precisarem de suporte extra, você pode prendê-los aos galhos da árvore com um fio ou barbante de floricultura.
5. Depois que todas as suas plantas domésticas estiverem colocadas na árvore, adicione folhagens forrageadas, como eucalipto, para adicionar textura e interesse, usando os caules para preencher quaisquer lacunas.
6. Para combinar o visual botânico da sua árvore de Natal, estilize algumas suculentas, samambaias e hera na base da sua árvore em vasos coloridos. Você também pode enrolar algumas luzes cintilantes em volta do vaso ou da saia da árvore para iluminar a tela e torná-la ainda mais festiva.
7. Ao longo de dezembro, verifique como estão as plantas de sua casa e se precisarem de rega, retire-as com cuidado da árvore para isso, colocando-as de volta no expositor assim que toda a água tiver escoado. Você também pode borrifar sua tela ao longo do mês para aumentar a hidratação e, claro, garantir que sua árvore seja regada regularmente.
Folhagem e caules de flores
Se você não se sente confiante o suficiente para adicionar plantas domésticas ou não as tem em sua casa, a folhagem e os caules das flores funcionam bem.
Chris Waugh, florista da Bloom & Wild, diz: “Experimente adicionar folhagens e caules de flores entre os galhos da árvore, para preencher quaisquer lacunas e adicionar algo extra. Os caules que secam naturalmente funcionariam melhor, como bagas de hypericum, alecrim, sementes de papoula, hálito de bebê (gypsophila) e alfazema marinha (statice).
Ervas
Ervas perenes, como alecrim ou lavanda seca, podem ser amarradas em ramos e posicionadas profundamente na árvore para adicionar fragrância aromática, que deve durar até o período de Natal.
Folhas, frutos secos e cones
Você também pode fazer guirlandas com folhas caídas em um arame fino e borrifá-las com ouro, sugere a premiada florista Judith Blacklock, fundadora da Judith Blacklock Flower School, que realizará uma série de cursos com temas festivos na preparação para Natal.
Adicione frutas secas, como rodelas de laranja, cones perfumados que podem ser amarrados para prender na árvore e maços de paus de canela com fita de juta, ela sugere.
“Uma das minhas ideias favoritas é pegar galhos de azevinho decíduo (Ilex verticillata) e empurrar as pontas do caule em direção à base da árvore, para que você tenha cor e interesse não apenas nas pontas. Os caules são fortes e duradouros e vêm em vermelho e laranja”, acrescenta Blacklock.
Feixes de flores secas ficam atraentes, especialmente quando embrulhados em uma fita atraente, enquanto cabeças de hortênsias secas também são um destaque em uma árvore de Natal e fáceis de borrifar na cor de sua escolha, ela sugere.