Hugo Luís disse à Agência de Notícias da LUSA que os dois projetos começaram no final de fevereiro, com o canteiro de obras sendo criado pelo contratado.
Em outubro, o município do Distrito de Lisboa decidiu conceder a prêmio direto das obras de conservação e reabilitação dos arredores e claustros do Palácio Nacional do Mafra pelo valor de 2,9 Me.
Em agosto, a autoridade local lançou um concurso de 3me para a intervenção, mas isso foi deserto.
A intervenção tem um período de execução de 14 meses.
Em agosto, o Conselho da Cidade lançou outra proposta pública no valor de 2,8 milhões de euros para obras de conservação e restauração na Basílica e na Biblioteca do Monumento Nacional.
Os trabalhos, com um período de execução de 14 meses, foram concedidos por 2,7 Me.
Ambos os projetos são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (RRP), que forneceu financiamento total de cerca de 13 milhões para o monumento.
Outra intervenção no Mafra National Palace é destinada à instalação permanente do National Music Museum, um investimento de sete milhões de euros, cujas obras estão em andamento.
O MAFRA possui 32 inscrições aprovadas para o PRR, o que representa um investimento de 100 Me.
Em 2022, o município estabeleceu a cooperação com o então diretor-general para o patrimônio cultural para realizar as obras.
A herança mais importante do Palácio Nacional da Mafra é o maior complexo de sinos do mundo, com dois carilonns e 119 sinos, divididos em sinos horários, sinos de liturgia e sinos de Carillon, seis órgãos históricos e a biblioteca.
O monumento também abrigará o Museu Música Nacional, com uma das coleções mais ricas de instrumentos musicais da Europa, com uma coleção que compreende mil instrumentos do século XVI ao XX, tanto da tradição clássica quanto da popular.
The highlights include the Taskin harpsichord, built in 1782 at the request of King Louis XVI of France, the Stradivarius cello, which belonged to the Portuguese king D. Luís, the piano used by the composer and pianist Franz Liszt when he was on tour in Portugal in 1845, and the Antunes harpsichords from 1758 and 1789, which are national treasures.
O museu também abriga várias coleções de documentários e coleções fonográficas e iconográficas.
O Palácio Nacional da Mafra foi classificado como um patrimônio cultural mundial pela Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (UNESCO) em julho de 2019.