Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), gestora da Linha SNS 24, atribuem este “resultado histórico” de chamadas atendidas este ano, mais 87% face ao período homólogo de 2023, à “ampliação dos serviços” resultante da iniciativas como o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.
Segundo os dados, em dezembro, até ao dia de Natal, o serviço atendeu mais de 390 mil chamadas, tendo ultrapassado o valor de novembro (388 mil). O recorde do ano foi alcançado no dia 16 de dezembro, com 21.187 chamadas atendidas, “uma evolução que vai ao encontro daquilo que tem sido o padrão de incidência de doenças respiratórias”.
“O tempo médio de espera deste ano é de aproximadamente um minuto e 48 segundos, pouco acima dos 57 segundos de 2023, apesar de o número de chamadas ter quase duplicado”, refere a SPMS.
Acrescentam que em épocas específicas do ano, como o inverno, em alturas de maior procura, pode haver um aumento específico do tempo médio de resposta, mas a Linha “garante sempre o serviço, evitando deslocações desnecessárias e aumentando a segurança e o conforto dos passageiros”. pacientes que podem se beneficiar do atendimento e da pré-triagem em sua própria casa”.
Iniciado em maio de 2023 e já a funcionar em 25 unidades de saúde locais, o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” exige que os utentes liguem para o SNS 24 antes de se dirigirem às urgências.
A expansão deste projeto já permitiu ao SNS 24 agendar mais de 233 mil consultas nos cuidados de saúde primários, o que equivale a cerca de 12 mil consultas por mês. Aconselhou ainda 363 mil utentes a permanecerem em autocuidado no domicílio, com chamada de seguimento após algumas horas, e encaminhou mais de 12 mil para os cuidados de saúde primários, com consulta marcada para o mesmo dia ou para o dia seguinte ou para o Centro Clínico. Centros de atendimento.
Cerca de um milhão de usuários foram encaminhados para serviços de emergência, dizem os dados. Outro dos serviços criados foi a Linha SNS Grávida, que entrou em vigor no dia 1 de junho e, desde essa data, até ao dia de Natal, atendeu mais de 70 mil chamadas. No dia 17 de dezembro foi lançado o projeto piloto Teleconsulta Linha SNS 24, destinado a utentes que, após rastreio, reúnam condições clínicas para atendimento médico remoto.