Depois da pausa para cuidar dos feridos e enterrar os mortos, Venâncio Mondlane garante que os protestos vão voltar às ruas de Moçambique.
Uma semana depois do inicio da violência em Moçambique, o candidato da oposição garante que os protestos vão continuar até que seja reposta a verdade eleitoral.
Venâncio Mondlane promete anunciar segunda-feira a quarta fase de contestação nas ruas e garante que vai ser “extremamente dolorosa”.
Numa transmissão em direto via Facebook, envolvido numa bandeira de Moçambique, o candidato presidencial anunciou uma pausa nos protestos para curar os feridos e enterrar os mortos, mas avisa que será por poucos dias. A partir de quarta-feira, diz, será ainda pior.
O segundo candidato presidencial mais votado a 9 de outubro promete que as manifestações só param quando a “verdade eleitoral” for reposta.
Milhares de pessoas, sobretudo jovens, exigem mudanças profundas no país cujo o poder está há quase 50 anos nas mãos da Frelimo.
Nas ruas de Maputo, a polícia continua em estado de prontidão depois dos últimos dias de enorme violência com carros queimados e lojas destruídas.
As autoridades reforçam o apelo ao diálogo entre as partes depois de um rasto de destruição com centenas de feridos e mortos ainda por contabilizar.