À semelhança dos anos anteriores, a inauguração das iluminações de Natal será assinalada no Terreiro do Paço, com o acendimento da árvore de Natal, no dia 23 de Novembro (sábado), pelas 18h30, seguido de um espectáculo de luzes e sons e de um concerto da Cantora Áurea, que interpretará temas de filmes de Natal.
Em 2023, as luzes de Natal de Lisboa abriram no dia 30 de novembro, uma semana depois do calendário deste ano.
Em resposta à agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) disse que o investimento em iluminação de Natal para este ano é de 749.500 euros, o mesmo valor que foi disponibilizado em 2023, no âmbito de um protocolo entre o município e a União dos Associações de Comércio e Serviços (UACS).
“Vale a pena destacar as medidas que foram adotadas para redução de consumos e eficiência energética: Lisboa será iluminada com 1.987.125 lâmpadas de baixo consumo, utilizando tecnologia LED, o que permitirá poupanças energéticas de cerca de 80% face às lâmpadas incandescentes tradicionais”, indicou o Prefeitura.
No âmbito do protocolo com a UACS, a área urbana a iluminar também será a mesma do ano anterior, estando previstas luzes de Natal em 45 locais, entre praças, ruas e avenidas da cidade.
“No total serão instaladas cerca de 1.000 estruturas luminosas, compostas por cerca de 5.700 peças decorativas”, informou a Câmara Municipal.
Além das preocupações com a poupança de energia, a CML destacou que nas luzes de Natal deste ano “serão utilizados materiais mais sustentáveis, como plásticos biodegradáveis e recicláveis, minimizando assim a geração de resíduos”.
“As instalações serão recicladas no final da sua vida útil, contribuindo para uma economia circular e reduzindo o impacto ambiental associado à produção e eliminação”, destacou a autarquia.
Segundo a prefeitura, o horário das luzes de Natal é das 17h30 à meia-noite aos domingos, segundas, terças, quartas e quintas; das 17h30 à 01h00 às sextas e sábados; e das 17h30 às 2h no dia de Natal e Réveillon.