No estudo feito ao setor, a AHP concluiu que “os hoteleiros portugueses encaram o período de Natal e Ano Novo com moderado otimismo”, e a vice-presidente executiva da associação, Cristina Siza Vieira, que apresentou os resultados, admitiu que há um “abrandamento no o ritmo de crescimento até 2023, pós-pandemia”, mas isso era “esperado” porque não é possível “continuar a crescer a dois dígitos”.
Segundo os dados apresentados pela AHP, as reservas, em média, no momento do inquérito, entre 15 de novembro e 13 de dezembro, para o Natal estavam nos 38% e 50% para a passagem de ano.
Em termos de taxa de ocupação, a estimativa nacional aponta para 52% para Natal e 68% para a passagem de ano, destacando-se regiões como a Madeira e a Grande Lisboa acima da média, segundo a associação.
Quanto ao preço médio nacional por quarto (ARR) no Natal é de 151 euros e na passagem de ano é de 202 euros.
Segundo a AHP, o Alentejo lidera em ARR para a passagem de ano, com 283 euros.
A associação questionou ainda os estabelecimentos entrevistados sobre os três principais mercados desse período, sendo que os mais mencionados a nível nacional foram Portugal, Reino Unido, Espanha e Alemanha.
Cristina Siza Vieira alertou ainda para uma quebra no mercado francês, que diz que terá de ser monitorizada “com atenção”.
A AHP entrevistou 311 empreendimentos turísticos, com intervalo de confiança de 95%.
A associação apresentou ainda os resultados de um inquérito realizado no Web Summit, destacando que em 2024, 76% dos convidados da semana em causa (11 a 14 de novembro) eram participantes do Web Summit, uma queda de 12 pontos percentuais face a 2023, quando o valor foi de 88%.
A taxa de ocupação durante o evento aumentou para 88%, um crescimento de mais 1 ponto percentual face a 2023, com a ARR a registar um aumento de 4%, atingindo os 221 euros.