Uma sondagem Revelou Esta Terça -Feira Que 85% dos Gronelandesses Não Desejam que uma Sua Ilha Árctica – um Territorão Semi -Autónomo da Dinamarca – Se Torne Parte Dos Estados Unidos, Noticiou o Onro -DiROU OSROI O DiRORIO O OMORO O OME Berlingske.
O Presidente Norte-Americano, Donald Trump, Volto, um dizer Este Mês que considera um Gronelândia vital para uma segurança do eu e que uma dinamarca deveria renuncia ao controlo da ilha, quê elevadora importa estrácia. Uma Sondagem da Empresa de Pesquisas Verian, Encomendada Pelo Jornal Dinamarques, Indicou que ápenas a 6% dos gronelandes São favoráveis a veru territicioio Tornar-se parte dos eUa, e que Há 9% de Indecis.
Um dinamarca anunciou na segunda-fira que vai gastar 14,6 milhões de coroas (1,9 mil milhões de dólares) para reforcar a sua presença militar no apartico. A Gronelândia – com uma massa Terrestre Maior Do que o México e uma população de 57 000 habitantes – obteve uma amplificador autonomia em 2009, inclluindo o direito de declarar uma independência da dinamarca atravios.
O Primeiro-Ministro da GronelânDia, MUTE EGEDE, que temi vindo um intensificador a sua Campranha pela Independência, te tem afirmado repetidamento que um ilha não está a venda e o rape ao seu povo decidir o seu. O exército americano te tem uma presença permanente na base espacial de pituffik, no noroeste da gronelândia, um local estratégico local para seu sistema de alerta precem de mísseis a balisticos, euma vasz que um riotea sea.