O evento sublinhou o interesse crescente dos investidores da Arábia Saudita em Portugal, abrindo caminho para colaborações económicas robustas entre as duas nações.
Um dos anúncios mais emocionantes foi a próxima visita de uma delegação empresarial saudita de 100 membros, acompanhada por funcionários do governo, a Portugal dentro de dois meses. Esta iniciativa visa solidificar acordos comerciais, aperfeiçoar os quadros regulamentares e identificar oportunidades de crescimento mútuo.
Ao longo do workshop, advogados e consultores de destaque apresentaram diversas opções de investimento, destacando Portugal e também um destino privilegiado para investidores sauditas. Destacaram o próspero ecossistema de startups do país e o potencial de transferência de conhecimento das indústrias de turismo e lazer de Portugal para melhorar a diversificação económica da Arábia Saudita no âmbito da Visão 2030.
Um momento marcante foi a assinatura de um acordo na presença do Ministro das Infraestruturas de Portugal. Este marco não só simboliza o compromisso mútuo, mas também introduz uma nova era de colaboração. Além disso, o Conselho Empresarial Português Saudita anunciou um memorando de entendimento com o escritório de advogados Ibrahim Al Howishel, destinado a facilitar a entrada de empresas portuguesas na Arábia Saudita e a incentivar as empresas regionais a investirem em Portugal.
O MoU representa uma abordagem inovadora, oferecendo apoio jurídico e consultivo para racionalizar os investimentos. Este esforço está alinhado com os objectivos da Visão 2030 da Arábia Saudita de atrair investimento estrangeiro, aumentar a confiança dos investidores e promover parcerias comerciais internacionais.
Walid Al-Balhan, Presidente do Conselho Empresarial Saudita-Português, enfatizou que este acordo está alinhado com a visão partilhada de criar um ambiente vibrante e colaborativo para os investidores. Ele fez um convite caloroso para visitar a Arábia Saudita, oferecendo apoio do seu conselho para promover esses objetivos.
Em resposta a estes desenvolvimentos, As Notícias de Portugalem colaboração comigo, começará a publicar artigos em árabe para informar o público do Médio Oriente sobre a evolução do panorama económico de Portugal. Esta etapa visa melhorar o alcance da mídia e promover conexões entre as duas regiões.
À medida que o comércio entre a Arábia Saudita e Portugal continua a crescer, esta colaboração sinaliza um futuro promissor para ambas as nações, com oportunidades que abrangem infra-estruturas, turismo, tecnologia e energias renováveis – pilares fundamentais da Visão Saudita 2030.
Paulo Lopes é um cidadão português multi-talentoso que fez o seu mestrado em Economia na Suíça e estudou Direito na Lusófona em Lisboa – CEO da Casaiberia em Lisboa e Algarve.
Paulo Lopes