Terças-feiras no Auditório do Museu dos Baleeiros há muita aventura pelas montanhas do mundo. Tudo começa, no dia 14 de janeiro, com o carismático Bernhard Braun, já conhecido do público picaroto devido aos filmes apresentados nos últimos anos. Desta vez, o bávaro aventureiro apresenta lições em esqui. O programa inclui cinco filmes com produção na Áustria, o que intitulamos “From Austria with Love”. Na noite de 21, o programa é dedicado às produções espanholas e no dia 28 de janeiro, a encerrar o programa do Festival Montanha Pico neste espaço, uma viagem pelo mundo. Dos EUA à Itália, Irão à Índia, 9 curtas, apresentam um cenário eclético da cultura montanhosa.
As quintas-feiras estão reservadas no Auditório Municipal das Lajes do Pico, agora dotado de novo equipamento, melhorando assim as apresentações cinemáticas. Imagens incríveis, que valem a pena serem vistas, mesmo sem perceber a língua, o programa em inglês, no dia 16, vem das Ilhas Virgens, Israel, Suíça e o americano, guia de montanha e cineasta, Tyler Reid, de Washington, com o filme “Tebay: The Dreamscape”.
No dia 23, “A Alvéola da Montanha” ganha estreia em Portugal. “Um dos filmes mais bonitos que vi nos últimos anos”, admite o diretor artístico Terry Costa, “não só pelas paisagens, mas a atenção do realizador, Begaly Nargozu, vale todas as visões possíveis. Além disso, como associação cultural, é um prazer estrear a língua quirguiz num grande ecrã nos Açores.” A jovem Altyn abandona ansiosamente a vida pastoril em troca dos confortos modernos da capital, mas rapidamente se depara com uma sociedade corrompida que entra em conflito com os valores dos seus antepassados quando confrontada com uma gravidez inesperada. O desenvolvimento das minas, o desenvolvimento dos glaciares e a perda de tradição são sintomas proeminentes da atual transformação do Quirguizistão, um país que nem sempre é representado no grande ecrã.
Todas estas sessões estrangeiras têm legendas em inglês. Para mais informação visite picofestival.com e siga no Facebook: Festival Montanha Pico, onde encontra algumas imagens dos filmes.