E com a tendência de fazer uma declaração sutil, decoração orgânica e texturas naturais, estamos decorando os corredores com uma mistura de simplicidade chique, um pouco de brilho e um toque de elegância suntuosa…
“A estética do Natal escandinavo é geralmente bastante minimalista, neutra, focada na natureza, mas aconchegante”, destaca o designer de interiores de luxo, Tommy Kebbson, da Kebbson & Co.
“Muitas pessoas adoram optar pelo estilo Scandi porque tem tons muito mais neutros e pode, portanto, combinar com a estética geral da sua casa, em vez de cores brilhantes que podem colidir”, diz Kebbson.
“A decoração de Natal escandinava geralmente gira em torno de cores neutras, com ênfase na natureza e nos materiais naturais.”
O designer recomenda usar em seu esquema o máximo possível de elementos naturais, como galhos, pinhas, azevinhos, galhos, frutos e folhas que podem ser usados para criar decorações caseiras.
Concentre-se em tons neutros aconchegantes, diz Kebbson, e sugere manter uma iluminação quente em toda a sua casa para criar uma atmosfera confortável e caseira.
Adicionar texturas luxuosas, como tapetes e cobertores fofos, também cria uma atmosfera aconchegante, outro princípio Scandi.
Mantenha as coisas simples
“Manter a decoração da sua árvore muito simplista, minimalista e neutra é fundamental… nada de enfeites brilhantes e incompatíveis!” sublinha Kebbson.
Como ele ressalta, os elementos de madeira são muito populares. Pense em calendários do Advento de madeira, por exemplo, que combinam perfeitamente com os elementos naturais.
“Eu pessoalmente adoro reduzir a estética do maximalismo”, observa Kebbson. “Uma árvore adornada apenas com luzes brancas quentes é uma afirmação impressionante, mas não se esqueça de adicionar sua própria personalidade à mistura.
Ele continua: “Talvez vasculhe sua coleção de decoração e escolha um único esquema de cores e fique com ele, para torná-lo sua própria estética”.
Suzi Samaddar, especialista em estilo de ambiente da Furn, afirma: “Quando se trata de uma árvore de Natal de inspiração escandinava, menos é mais. Evite itens nostálgicos ou inovadores, como enfeites ou qualquer coisa muito brilhante e brilhante.
Seja seletivo
“Em vez disso, seja seletivo com suas bugigangas e decorações – opte por uma decoração de design neutro, seja itens esbranquiçados ou de madeira clara.”
“Adotar um esquema de cores neutras em toda a sua casa irá garantir uma sensação harmoniosa e coesa nesta época festiva.”
Se você tiver uma lareira, Samaddar diz que um corredor fino de pele sintética seria a opção ideal. “Colocar alguns detalhes inspirados na natureza, como pinhas… o objetivo é mantê-lo discreto e descomplicado, então resista à tentação de exagerar.”
Quando se trata de esquemas temáticos, ela diz para optar por motivos delicados, como flocos de neve, para capturar a essência de “trazer o exterior para dentro” do design escandinavo.
Camadas escandinavas
Para criar aquelas camadas aconchegantes de Scandi, o estilista sugere incorporar mantas de malha e almofadas de pele sintética para adicionar textura. “Você pode até criar camadas de texturas para criar um canto aconchegante com mantas de vários estilos.
“Perfeito para desembrulhar presentes ou relaxar com uma taça de vinho quente.”
No que diz respeito à iluminação, Samaddar sugere iluminar o seu espaço com velas. “Escolha castiçais festivos com designs como chifres ou galhos de árvores.
“As velas também são maravilhosas para realçar o ambiente, especialmente na mesa de jantar ou da cozinha. Decorações tradicionais, como anjos, estrelas e tecidos de Natal são ideais para alcançar uma estética escandinava.”
Ela diz que você também pode introduzir toques sutis de Natal em sua casa por meio de roupas de cama e almofadas.
“Os estilos não precisam ser abertamente festivos, basta uma leve referência à estação – considere designs tufados para criar uma sensação confortável e convidativa.”