Devido às obras de electrificação que decorrem no concelho de São Roque, foi encontrada na ilha do Pico, nos Açores, uma nova cavidade vulcânica com características geológicas significativas e com cerca de 170 metros de comprimento. A ‘Gruta da Santana’, como tem sido chamada, apresenta “um património geológico estruturalmente bem preservado, apenas com pequenos desmoronamentos nas paredes, além de diversas estruturas geológicas importantes”.
Alonso Miguel, secretário regional do Ambiente e Ação Climática, visitou o local com Ana Rodrigues, diretora regional da mesma organização, anunciando a descoberta desta nova cavidade vulcânica na ilha do Pico. A descoberta foi feita durante obras de electrificação realizadas pela EDA – Eletricidade dos Açores, na zona de Santana, concelho de São Roque do Pico.
No local, também “identificaram a presença biológica de colónias de bactérias, aracnídeos, raízes e ossos de pequenos animais, sendo que este conjunto de características evidencia o valor científico e natural da gruta, que requer especial atenção para a sua preservação”, sublinhou o secretário regional do Ambiente e Acção Climática.
Alonso Miguel explicou que “foi recolhida muita informação e foi elaborado um esboço cartográfico do traçado da gruta”, para avaliar a localização da cavidade vulcânica e “garantir que os trabalhos a realizar não causariam perturbações adicionais nesta cavidade vulcânica”. ”.
Como referiu ainda, “a Ilha do Pico é, de longe, o lar do maior número de grutas, com 145 cavidades identificadas, número que será atualizado no final deste ano, com esta descoberta”. A descoberta da Gruta de Santana é mais uma prova da riqueza ecológica e geológica do arquipélago, tornando-o num legado distintivo que importa investigar, preservar e valorizar.