O projeto prevê a criação de uma rota de 37,6 quilômetros entre os municípios de Faro, Loulé e Olhão, com conexões com o aeroporto de Gago Coutinho, a Universidade de Algarve, Montenegro e Parque Das Cidades.
O projeto de construção tem um valor estimado de 203,1 milhões de euros (ME), um preço médio de 5,4 Me por quilômetro, diz o documento que entrou em consulta pública em 30 de janeiro.
O sistema elétrico de transporte de rodovias públicas visa “promover a mobilidade urbana multimodal sustentável, um projeto de estruturação para a transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono”, como parte do programa regional do Algarve 2030. A proposta em consulta, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Algarve (CCDR), “prevê a criação de um corredor de transporte público dedicado, operado por um Metrobus ou Rapid Bus Transit (BRT)”, um sistema com maior eficiência e adaptado às necessidades dos usuários, com integração da rede ferroviária atual.
O Metrobus é um veículo elétrico que viajará ao longo dos trilhos, com 24 paradas, cumprindo cerca de 185.000 moradores nos três municípios, ou seja, 40% da população do Algarve.
De acordo com o documento, o projeto prevê a construção de novas rodovias, estações intermediárias e terminais, estruturas de contenção, viadutos e túneis, além do sistema de fornecimento e sinalização de energia necessário para o sistema operar.
A expansão do sistema elétrico de transporte rodoviário público para outros locais do distrito de Faro, a saber, as cidades de Quarteira e Almancil, nos municípios de Loulé e Albufeira, é outra das propostas incluídas no documento sob consulta pública no portal da participação.