Segundo comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação, os novos horários, que entram em vigor no dia 15 de dezembro, representam “um aumento de 73% nas vagas oferecidas durante a semana e de 172% nos fins de semana e feriados”.
“Este reforço da circulação ferroviária entre Lisboa e Setúbal, num total de 14 estações [including the Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela and Setúbal stations, among others] representa uma melhoria significativa na qualidade de vida das populações dos concelhos da Península de Setúbal com tempos de espera reduzidos e comboios menos lotados”, lê-se no documento.
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, citado no comunicado, considera que “a prorrogação do contrato de concessão da Fertagus por seis anos e seis meses traduz-se em medidas com um impacto muito positivo para as populações que atravessam o Tejo de comboio” .
“Os comboios de 20 em 20 minutos para Setúbal, todos os dias, representam uma poupança de tempo para a população que, no final das contas, resulta numa melhor qualidade de vida”, destaca o responsável.
O comunicado refere que “as viagens para Coina manterão uma frequência de comboios de 10 em 10 minutos nos horários de ponta e de 20 em 20 minutos fora dos horários de ponta” e que, aos fins de semana e feriados, aumenta de 30 em 30 minutos para uma periodicidade de 20 em 20 minutos.