Os passageiros terão a oportunidade de desfrutar de vistas panorâmicas a partir das carruagens Schindler enquanto passam por monumentos como o Castelo de Amourol, o Castelo de Belver e o Monumento Natural das Portas de Ródão. A viagem recria a viagem histórica do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, incluindo paragens no Museu Nacional Ferroviário e nos icónicos Bairros Ferroviários. Os viajantes são recebidos com as tradicionais feijadinhas e o entretenimento a bordo conta com reconstituições históricas de um grupo de teatro.
Existem duas opções para esta jornada. O primeiro programa inclui uma viagem de ida e volta de Lisboa ao Entroncamento, com visita guiada aos Bairros Ferroviários, paragem no Museu Ferroviário e possibilidade de passeio de minicomboio. Os viajantes podem saborear um chá e um doce local, “o Ferroviário”, antes de regressar.
O segundo programa oferece uma viagem completa de Lisboa a Castelo Branco, com vistas dos Castelos de Amourol e Belver, e do Monumento Natural das Portas de Ródão. Os passageiros podem explorar Castelo Branco com um guia, desfrutar de música ao vivo na estação e beneficiar de um desconto de 50 por cento em vários museus e locais culturais locais, incluindo o Museu Cagaleiro, o Museu Têxtil e o Museu da Seda.
Para celebrar a designação de Castelo Branco como Cidade Criativa da UNESCO em Artesanato e Arte Popular, a cidade irá presentear os passageiros com uma placa comemorativa. A viagem de regresso de Castelo Branco a Lisboa parte às 17h28, chegando a Santa Apolónia às 20h32.
O trem tem capacidade para 304 lugares e possui vagão-bar. Os passageiros podem usufruir de tarifas especiais de estacionamento em Lisboa-Oriente e descontos na entrada nos museus de Castelo Branco, mediante apresentação do bilhete do Comboio Vintage Tejo.