As viagens de comboio entre Lisboa e Porto vão demorar menos dez minutos a partir de domingo, 15 de dezembro, com a conclusão das obras de renovação da linha ferroviária entre Gaia e Espinho, na Linha do Norte, segundo o Diário de Notícias.
Segundo a CP, a ligação entre as estações de Santa Apolónia e Campanhã será reduzida para duas horas e 48 minutos no Alfa Pendular e para três horas e 13 minutos no serviço Intercidades.
É preciso voltar a abril de 2007 para descobrir a última vez que a viagem de trem entre as duas maiores cidades do país recuperou tempo. Na altura, o Alfa Pendular passou a ligar Lisboa e Porto em duas horas e 44 minutos em vez das anteriores duas horas e 55 minutos (na viagem mais rápida), segundo o portal Viajar Sobre Carris. Após esse horário, os passageiros passaram a passar mais tempo a bordo, atingindo as duas horas e 58 minutos no caso do Alfa Pendular, e as três horas e 23 minutos nos Intercidades.
No entanto, esta viagem só será encurtada por pouco tempo, uma vez que as obras de renovação da estrada entre Ovar e Espinho — um percurso de 19 quilómetros — estão previstas para começar no próximo ano. A obra deverá durar cerca de três anos, o que implicará novas limitações de velocidade dos comboios durante dois anos, segundo informação prestada aos operadores ferroviários pela Infraestruturas de Portugal (IP).