Fundada em 2016 em Espanha, a marca de roupa outdoor Blue Banana, conhecida pelos seus designs “minimalistas” e por levar o emblema “X” bordado na sua coleção clássica, acaba de se expandir para Portugal com a abertura da sua primeira loja física em Lisboa e planeja continuar a expansão nacional em 2025.
O novo espaço de vendas com 55 metros quadrados está localizado no segundo andar do centro comercial Vasco da Gama. É a primeira em solo europeu fora da Espanha – há outras duas no México -, onde possui 20 lojas próprias.
Este ano, quando também entrou em lojas multimarca em países como Grécia, Uruguai ou Porto Rico, a marca co-liderada por Juan Fernández-Estrada e Nacho Rivera abriu dois corners no El Corte Inglés em Lisboa e Vila Nova de Gaia , e agora conta com uma versão do site oficial em português.
À chegada a Portugal, a Blue Banana contou com o apoio da Retail Mind. Fundada em 2012 e sediada em Vila Nova de Gaia, a consultora especializada em retalho estima já ter assessorado a expansão de 125 marcas nacionais e internacionais e contribuído para a abertura de mais de 2.800 lojas.
O CEO Vítor Rocha afirma que a abertura da primeira loja física da Blue Banana em Portugal “consolida ainda mais este percurso”, projetando na mesma nota que “dado o elevado potencial desta marca no mercado português, já estão a ser analisadas outras localizações, noutras partes do país, para continuar a expansão em 2025”.