Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob um aviso vermelho desde 1:00 e até 12 horas hoje devido a mars ásperas, com ondas previstas do noroeste medindo 7 a 8 metros, e atingir até 14 metros.
Esses sete distritos estão novamente sob aviso vermelho devido a um forte inchaço das 18h na quarta -feira até as 6h da quinta -feira.
O IPMA também emitiu um aviso vermelho devido ao estado do mar para os distritos de Faro, Setúbal e Beja entre as 3h e as 6h na quinta -feira.
Devido ao mar áspero, as barras marítimas de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Ericeira, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação, de acordo com o nacional Autoridade marítima.
As barras marítimas de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas em embarcações com um comprimento inferior a 30 e 35 metros, respectivamente.
O IPMA também emitiu um aviso de laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga devido a ventos fortes com rajadas de até 100 quilômetros por hora, especialmente na faixa costeira na quarta -feira, depois mudando para amarelo na quarta e quinta -feira.
Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga também estarão sob aviso amarelo na quarta -feira devido a fortes chuvas.
O IPMA também colocou Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco sob um aviso amarelo até as 12 horas hoje devido à queda de neve acima de 700 metros.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA em casos de situações meteorológicas extremamente arriscadas. O aviso de laranja indica uma situação meteorológica moderada a de alto risco e o aviso amarelo indica um risco para certas atividades dependentes da situação meteorológica.
O instituto prevê fortes chuvas no norte e no centro de quarta -feira de manhã e rajadas de vento entre 80 e 100 quilômetros por hora na costa oeste e nas terras altas devido à passagem da depressão Iva.