É a primeira edição do LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, um evento que “celebra a riqueza literária” da região e “convida a explorar histórias, património, tradições, natureza e gastronomia do Alentejo e Lezíria do Tejo”. A promoção dos autores da região ou que sobre ela escreveram vai estar em destaque numa programação que integra “mais de 40 escritores e convidados”.
De 13 a 15 de Dezembro, várias localidades das duas regiões vão receber conversas com autores, oficinasmasterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficinas de literatura e imaginação, e visitas comentadas, entre outras atividades.
Em destaque estará a apresentação de vários roteiros literários pelo território, que “ficarão disponíveis durante todo o ano e irão integrar a criação de uma rede agregadora de diferentes opções”, adianta José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, entidade promotora da iniciativa, em comunicado. Os roteiros “convidam os viajantes a explorar as paisagens descritas nas obras, a conhecer as casas dos autores ou a descobrir o património local”.
A estreia do festival conta com nomes como Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Ondjaki, Isabel Lucas, André Letria, Bruno Vieira Amaral, Jorge Reis-Sá, Rita Canas Mendes, Carlos Vaz Marques, Nuno Félix da Costa, Rafael Gallo, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins, Dulce Maria Cardoso ou Albano Jerónimo.
“Nesta primeira edição, o objectivo foi o de desenhar uma programação diversificada que criasse dinâmica de circulação e visitar os espaços literários nas duas regiões”, sublinha Julita Santos, responsável pela organização do LiterÁREA, especialmente na nota de imprensa. “Sendo os roteiros literários um dos principais conteúdos que se pretende dar a conhecer, o Festival torna-se ele próprio uma rota maior de literatura e turismo.”
A sessão de abertura propõe-se lançar o mote do evento: “Como pode a literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a história de um território?” Agendada para dia 13, às 10h, na Sala Multiusos Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, vai contar com José Santos (presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo), Sílvia Quinteiro (investigadora de Literatura e Turismo), Dulcineia Catarina Moura ( investigadora e coordenadora de projetos de desenvolvimento regional, promoção turística e de cooperação transfronteiriça), e Ana Paula Amendoeira (historiadora com especialização em Património Cultural e Mundial da Unesco).
Com 36 atividades programadas, o festival pretende “promover e valorizar o território através da literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes”, acrescenta José Santos, destacando o “enorme potencial” do turismo literário para “o desenvolvimento das economias locais ”.
Entre as localidades que acolhem esta primeira edição estão Azinhaga (Golegã), Beja, Cabrela (Montemor-o-Novo), Évora, Galveias (Ponte de Sor), Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines, Sousel e Vila Viçosa.
O festival inclui ainda uma parceria com diferentes unidades hoteleiras com vista à promoção dos autores do Alentejo e Ribatejo, através da disponibilização aos hóspedes e visitantes de uma coleção de livros de vários autores, géneros, línguas e temáticas. Mais informações no site oficial.