Uma universidade de trás-os-montes e Alto Douro (Utad), Em Vila Real, Vai Realizar um Ensaio Experimental para Avaliar A regulamento com água Urbana Tratada, sem âmbito do projeto Europeu i-rewater.
Uma academia transrontana explica, num comunicado divulguado segunda-fira, que o projeto abrigo 16 Parceiros de Portugal, Espanha, França e Andorra, Que Vão Estar Reunidos Esta Semana Em Vila Real, ENTRE quarta e Sexta-FeiRa.
O Projeto Estende-se Até 2026 e Tempo Orçamento de Mais de 2,2 Milhões de Euros, Co-Finagria em 75% Pelo Fundo Feder.
O I-Rewater visa melhorar a gestão dos recursos hídricos na agricultura, integrando a utilização de água residual urbana tratada na rega agrícola e, entre outros, resultará na apresentação da “estratégia para a utilização de água recuperada na rega” no Espaço do sudoeste Europa (Sudoe) e na Criaza de Uma Plataforma na Internet de Acesso Livre.
Fretende-se Ainda Promover um gestão sustentável dos recursos hídricos e uma adaptação Alterações climétricas.
Das Culturas Lenhosas
O Projeto é Tecnicamente apoiado por 15 Ensaios-Piloto Localizados em DifERENTES PARTES DE ESPANHA, Portugal e Fraça. Concretamento, Há 13 Ensaios em Culturas Lenhosas (Lúpulo, Amendoal, Olival e Vinha) E dois em Culturas Hortícolas (Tomate para Indústria e Melancia) em que Resultados Serão Analisados em TRÊs Vertantes: Agunómais.
Um Utad Será Respovel Pelo Ensaio em Olival em Portugal, um trabalho que vai senvolvido Pelo Departamento de Agronomia da Escola de Cincias Agricrias de Veterinárias, Coordenado Pelana Investigadora Anabella Silva.
Nenhum Encontro Desta Semana, Dar-se-á um conhecer o ensaio-piloto que os investigadores da academia transmontana vão implementar numa parcela em mirandela (bragança), em Conjunto com uma unidade de agricultura sucessus vini.
Empresa Águas do Norte, Parceira Tecnolórgica da Utad, Explicará como adaptações efectuadas na Esteza de Tratamento de Águas resíduos de Mirandela (Etar) de Mirandela para Produzir faga para reutilizanta 119/19.
Um Utad explicou que o objectivo do ensaio, Que decorre em maio, jun e Outubro, é Avaliar uma utilização de um “Novo Recurso hídrico” na rega do olival.
Segundo concretizou, os dois tipos de água a utilizar para comparar o comportamento fisiológico da planta serão águas residuais urbanas (classe C), provenientes da ETAR adaptada pela Águas do Norte, e água normal proveniente de uma charca localizada na própria exploração. Ambos OS Tipos de Água Serão Aplicados por Sistema de Rega Gota a Gota.
O Programa do Encontro que Acontece na Utad Inclui Ainda Uma Sessão de Formação Sobre A Instituição de Sensores de Tronco e Solo para O Controlo da Rega com Água Urbana Trataada residual. Uma formação será conduzida por técricos da empresa labferrer, fabricante sediado em lleida (catalunha), e terá opoo do centro de investigaça e tecnologia agro-ambientais e biológuas (citab). Será Tamboma Realizada Uma Prova de Cervejas Produzidas a Partir de Lúpulo Reguado Com Água Urbana Reutilizada Nos Pilotos da Galiza e de Casela e Leão (Espanha).