Altanure é um centro turístico e de retiro onde o conceito é facilitar que a natureza e o homem se completem com o objetivo de equilíbrio e harmonia. Altanure propõe que todos, em sua vivência cotidiana, participem ativa e passivamente na melhoria das condições do meio ambiente:
• A experiência começa a partir do momento em que você acorda em uma natureza tranquila, respeitando o ciclo natural dos elementos que a compõem.
• A rotina segue hábitos de higiene pessoal, onde as águas residuais são encaminhadas para um sistema de depuração natural que servirá para irrigação das plantas – plantas que posteriormente nos tratarão com seus frutos.
• Ao longo do dia poderá passear nos jardins integrados numa paisagem natural onde poderá encontrar uma horta de permacultura ou tomar banho num lago naturalizado alimentado pelas águas da chuva, isto tendo sempre a possibilidade de recolher no dojo e apreciar a sua singularidade .
“Nosso objetivo é criar e organizar áreas naturais para que você experimente essa sensação de estar conectado ao mundo natural”, compartilhou Maurice Levy, o criador deste conceito.
Altanure é a palavra árabe para “forno de pão”. No entanto, a nível etimológico, é também a inspiração para a palavra ‘athanor’ que se refere a um frasco usado pelos alquimistas para realizar transmutações de chumbo em ouro. Além disso, conforme explicado por Maurice, também se refere ao anagrama de “la nature” em francês, que é “a transição de uma condição de existência para um estado de consciência em que as naturezas exterior e interior são uma e a mesma em harmonia”.
A propriedade
Composto por dois lodges distintos e um jardim deslumbrante com lago e piscina, Altanure impressiona por cada um dos seus detalhes. A Casa Terra representa a casa terrena, que deve estar unida à terra, ao mesmo tempo que se refere à composição do edifício que é ‘Taipa’. A Casa Terra dispõe de 7 quartos separados e abertos à natureza. As áreas comuns da casa principal, lindamente decoradas e feitas com materiais de origem local, convidam calorosamente ao relaxamento e ao contacto com a natureza.
A poucos metros desta majestosa propriedade encontra-se a Quinta Sol d’Água. A construção original da quinta de 1913 foi respeitosamente preservada e dispõe de quatro quartos duplos lindamente decorados, uma cozinha familiar, uma ampla sala de estar com um sofá enorme e uma mesa lateral igualmente enorme que convida a reuniões de grupo, e ainda um piano onde os mais os artísticos podem mergulhar.
Almateré
Com o objectivo de demonstrar que é possível trazer natureza e actividades tranquilas a um ambiente metropolitano, mantendo a serenidade e as relações íntimas típicas do meio rural, a Altanure abriu recentemente uma nova localização na baixa de Tavira, Almatere, que oferece 8 quartos com varandas ou terraços centrados na natureza. Além de oferecer acomodações rejuvenescedoras como um refúgio da realidade, Almatere também oferece diversas opções de massagens e um buffet de café da manhã que pode ser degustado em um jardim coberto rodeado por uma mistura de vegetação.
A experiência
Começamos a manhã no lindo dojo, uma estrutura de madeira projetada para práticas específicas, localizada no coração do jardim da propriedade com um exercício abrangente liderado por Maurice Levy. O som dos pássaros distantes e a brisa fresca que entrava pelas portas de vidro abertas criaram a atmosfera ideal para uma prática de meditação do despertar muito relaxante e pessoal. Rituais tibetanos, ioga e meditação são experiências únicas disponíveis durante a estadia no Altanure. Como Maurice partilhou: “Estamos dispostos a partilhar um lugar onde a verdadeira natureza do ser possa ser refletida num ambiente natural harmonioso”.
O pequeno-almoço do Altanure é simplesmente uma projecção do seu conceito e essência. Preparado diariamente com diferentes ingredientes de origem local e inspiração dos chefs, você nunca sabe o que esperar – mas posso garantir que não é apenas delicioso, mas extremamente saudável. Tive a sorte de experimentar um pão caseiro feito com homus, um suco natural, aveia noturna e uma variedade de frutas, servido com café e chá conforme a preferência.
Os retiros
Organizar retiros de ioga é um aspecto crucial em Altanure, pois sua localização no Pacífico e suas características naturais, além das instalações oferecidas, fazem dele a porta de entrada perfeita para essas práticas. Tanto a Casa Terra como a Quinta Sol d’Água foram especificamente concebidas para acomodar as exigências e especificações únicas dos retiros de yoga, que podem acomodar grupos até 22 pessoas.
“Temos vindo a crescer de forma sustentável e queremos manter uma dinâmica de continuidade garantindo o equilíbrio de todo o sistema que caracteriza Altanure”, revelou Ana Correia, elemento crucial da equipa.
Para mais informações, visite
https://www.altanure.org/en/.
Depois de estudar Jornalismo durante cinco anos no Reino Unido e em Malta, Sara Durães regressou a Portugal para prosseguir a sua paixão por escrever e relacionar-se com as pessoas. Uma ‘wanderluster’, Sara adora praia, longas caminhadas e esportes.
Sara J. Durães