De acordo com o jornal Público, que relatou as notícias, e que cita “documentos oficiais”, o Herdade Da Ferraria, que abrange mais de 260 hectares, que “em 2022 foram vendidos por 1,5 milhão de euros, como 5.000, apesar de ter uma capacidade de construção de 50.441,14, dos quais 5.000 eram de 5.000 habitantes particulares. De acordo com o relatório, essas informações sobre a construção da Herdade Da Ferraria “não foram anexadas ao dossiê de vendas”, quando, de acordo com uma pessoa com experiência no setor imobiliário, “teria, no mínimo, aumentou o preço entre 10 e 15 milhões de euros.
De acordo com Público, na primeira fase, o comprador era Alexander Tilmant, parceiro da Tela Energy, Álvaro Fernandez Alonso, diretor de Michael Page, e Vasco Pereira Coutinho), e em 2024, em 2024, um novo investidor apareceu: Ana Flor Novo, casada com o presidente da Ren Real Estate (imobiliário imobiliário (Real Real Estate (um novo investidor apareceu: Ana Flor Nonop, casado com o presidente da RNATEM (Estate Real Estate (Real Estate Real, Antes aprovou a venda aos três investidores iniciais.
Em 2022, Alexander Tilmant, Álvaro Fernandez Alonso e Pereira Coutinho compraram as empresas que possuem a Herdade Da Ferraria da GNB e, no ano seguinte, uniram forças na empresa Quadrante Frenético, assumindo a herdade da Ferraria. Em 2024, eles transferiram suas ações da Quadrante Frenética para Ana Vargos, que se tornou o único gerente.
O caso foi objeto de uma queixa apresentada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apontando para “uma situação de suposta promiscuidade entre as partes e as ações de Volkert Schmidt em um conflito de interesses”.
Quando questionada por PÚblico, o órgão regulador do mercado não forneceu nenhum esclarecimento sobre o conteúdo da denúncia e os possíveis conflitos de interesse e falta de adequação de Volkert Schmidt para manter cargos nas empresas. Também questionado pelo jornal, o Banco de Portugal (BDP) não forneceu nenhum esclarecimento.