O mau tempo desta quarta-feira já provocou o corte na circulação da linha ferroviária do Minho, entre Darque e Valença, em Viana do Castelo — já retomado – e o encerramento da Estrada Nacional (EN) 103 na zona de Argela, por volta das 8h, depois de uma inundação que arrastou uma ambulância de transporte de doentes. O veículo foi retirado pelos bombeiros de Caminha, segundo informação prestada à Lusa por uma fonte da corporação. Explicou ainda que apenas o motorista circulava na viatura e não sofreu quaisquer danos.
“Devido às condições climatéricas adversas, a circulação ferroviária está temporariamente suspensa entre Darque e Valença”, indica a CP na rede social Facebook, numa publicação feita pelas 10h. Uma hora mais tarde a circulação na linha foi retomada, verificando-se ainda alguns atrasos.
O Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Minho indicou, às 10h, ter o registo de cerca de 40 a 45 inundações em todo o distrito de Viana do Castelo devido ao mau tempo desta quarta-feira. Também duas escolas do concelho tiveram de ser encerradas – a Escola Secundária de Santa Maria Maior e a EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires. A rádio Vale do Minho informa estarem em causa inundações nos estabelecimentos de ensino.
O distrito de Viana do Castelo é um dos que estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido ao vento, chuva, e moderada marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Tanto Viana do Castelo como o Porto e Braga foram colocados sob aviso laranja entre as 06h e as 09h devido à previsão forte e às rajadas de vento que podem atingir os 100 quilómetros por hora nas zonas altas.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil da Área Metropolitana do Porto registou, pelas 10h30, mais de duas ocorrências de ocorrências devido a inundações causadas pelo mau tempo, disse à Lusa fonte do comando. “Só neste momento temos 24 ocorrências em aberto devido a inundações”, disse, sem conseguir precisar o que mais estão em aberto ou já foram resolvidas. Salvaguardando que “nenhuma está a gerar preocupação de maior”, mencionado ainda que estão a ser “muitas” as ocorrências reportadas relacionadas com o mau tempo.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora, vão continuar sob aviso amarelo devido à rotina até às 18h. Os distritos do litoral, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro ficam sob aviso amarelo até quinta-feira às 18h devido a obstáculos marítimos, além do aviso amarelo para incidentes até quarta-feira. O Porto, Braga e Viana do Castelo continuarão sob aviso amarelo para marítimo até quinta-feira.
As ondas de sudoeste podem atingir quatro metros a cinco metros na costa ocidental, passando gradualmente a ondas de Oeste/Noroeste a partir da tarde do dia 8.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que exista situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que exista uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.