O preço da carne tem subido nos últimos meses e tudo indica que, em 2025, a trajetória continuará, principalmente no que diz respeito ao preço da carne bovina.
A evolução dos preços vai depender do valor dos fatores de produção, disse ao ECO a Associação Portuguesa da Indústria da Carne (APIC).
“Tudo indica que os preços vão subir face ao aumento dos fatores de produção”, afirma fonte oficial da APIC, acrescentando que “os preços de mercado são o resultado da lei da procura e da oferta, e também dos aumentos sofridos na produção”.
Ainda assim, a APIC sublinha que os aumentos nos custos de produção não serão repassados integralmente ao consumidor final. “É pouco provável que as indústrias consigam reverter completamente o aumento dos fatores de produção no valor do custo final dos alimentos produzidos”, aponta a associação.
Por sua vez, a Associação dos Comerciantes de Carne de Portugal (ACCCLO) destaca que a carne bovina “será um dos produtos que subiu e continuará” em 2025, destacando que as exportações deste produto devem acompanhar esta tendência já que “os preços são muito mais elevados”. convidativo [than] praticados em Portugal”.