Em comunicado enviado à agência Lusa, a UNAC revelou que a Figueira da Austrália está localizada nos Jardins da Quinta das Lágrimas, “onde todos os anos é visitada por milhares de pessoas”.
O concurso que escolheu a Árvore do Ano 2025 registou 17.321 votos, distribuídos pelas dez árvores nacionais candidatas, que incluíam oliveiras, sobreiros, azinheiras, carvalhos e cedros.
Em segundo lugar da competição ficou Oliveira do Mouchão (em Mouriscas, Abrantes, distrito de Santarém), com 2.470 votos, e, em terceiro, Sobreiro Centenário (em Abela, Setúbal), com 2.342 votos.
“A Figueira dos Amores vai agora representar Portugal no concurso europeu ‘Árvore do Ano’, cuja votação acontecerá ‘online’, no início de 2025”, disse.
A história da árvore vencedora “remonta ao século XIX, tendo sido plantada nesta propriedade por um aristocrático colecionador de árvores, na sequência de trocas de sementes com o Jardim Botânico de Sydney”, disse.
Encontra-se no jardim, junto à Fonte dos Amores, cenário do lendário amor do rei Dom Pedro de Portugal e de Dona Inês de Castro, “onde encanta os visitantes pelo tamanho e beleza dos seus ramos, tronco e raízes “.