Numa mensagem emocionada, a Embaixadora Levine expressou a sua gratidão ao Presidente Joe Biden pela oportunidade de servir o seu país.
“Servir como Embaixador foi uma das maiores honras da minha vida e uma aventura extraordinária. Foi um privilégio representar os Estados Unidos em Portugal – um país rico em história, cultura e amizade duradoura. Juntos, trabalhamos para fortalecer os laços económicos e culturais profundos e duradouros entre as nossas duas nações.”
A Embaixadora Levine destacou várias realizações importantes durante o seu mandato, incluindo uma missão bilateral inovadora de comércio e investimento nos sectores das energias renováveis e dos minerais críticos, que alavancou a cooperação económica EUA-Portugal e diversificou as cadeias de abastecimento globais. Ela também destacou o seu trabalho na área da diplomacia cultural, utilizando artes culinárias, esportes, música e artes visuais para aprofundar conexões, promover equidade e inclusão e fomentar valores compartilhados.
Sob a sua liderança, o investimento dos EUA em Portugal quadruplicou para 2,1 mil milhões de euros em 2023, tornando os Estados Unidos o maior investidor estrangeiro de Portugal e o principal parceiro comercial fora da União Europeia. Os investimentos americanos reforçaram significativamente as infraestruturas críticas de Portugal, bem como os centros de dados e os cabos submarinos. Os Estados Unidos e Portugal assinaram acordos científicos sobre tratamento do cancro e colaboração em investigação, bem como prevenção e combate a incêndios florestais.
O turismo dos Estados Unidos também aumentou, com mais de 2 milhões de americanos a visitar Portugal em 2023, contribuindo com 2,5 mil milhões de euros para a economia local – um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Os intercâmbios académicos também floresceram, com a matrícula de estudantes americanos em instituições de ensino superior portuguesas a atingir um recorde de 1.605 no ano letivo de 2022-2023, um aumento de 58,3%.
Sob a liderança do Embaixador Levine, os vistos de investidor estão agora disponíveis para empresários portugueses, permitindo-lhes criar oportunidades de negócios e investimento nos Estados Unidos.
Nos últimos três anos, a relação bilateral ao nível da defesa também prosperou. Nas suas quatro visitas às ilhas dos Açores, a Embaixadora Levine trabalhou em estreita colaboração com os líderes portugueses para criar novas oportunidades de cooperação militar e de segurança com os Estados Unidos. Durante o seu mandato, Portugal também aumentou os gastos com defesa e anunciou planos para acelerar o seu compromisso com o Acordo de Gales da OTAN.
Os Estados Unidos continuaram a expandir a sua presença duradoura nos Açores. A 50.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente teve lugar na Ilha Terceira. O Consulado em Ponta Delgada ampliou o seu pessoal americano para prestar um melhor serviço ao crescente número de turistas americanos que visitam o arquipélago, e a Missão dos EUA em Portugal celebrou o maior investimento do Departamento de Defesa dos EUA na Base Aérea de Ponta Delgada. O Embaixador Levine também liderou uma delegação de diplomacia desportiva inovadora com a campeã mundial da FIFA Brandi Chastain, trabalhando com a lenda do futebol local Pauleta para promover a igualdade de género no futebol nos Açores.
A paixão da Embaixadora Levine pelas artes e pela cultura foi uma parte importante do seu trabalho, criando iniciativas culturais que reuniram artistas e líderes culturais americanos e portugueses e promoveram a visibilidade das artes e da cultura portuguesas.
A celebração “Arte nas Embaixadas” de 2023, aberta com a visita da primeira-dama Jill Biden, incluiu uma exposição do Embaixador na Casa Carlucci – “Celebrando a Diversidade – Democracia e Representação nas Artes”. O evento incluiu três dias de painéis públicos e discussões por toda Lisboa com renomados artistas portugueses e americanos.
O Embaixador Levine liderou uma variedade de programas interculturais que reuniram artistas portugueses e americanos, incluindo Diplomacia Hip Hop com Sam the Kid, Diplomacia Culinária com o chef americano Art Smith, e L’USAfonia, um concerto público gratuito onde músicos luso-africanos interpretaram música tradicional americana. em comemoração ao Mês da História Negra Americana.
Desafios
Estes programas visavam promover o empreendedorismo, alimentar os sem-abrigo, difundir a alimentação e a culinária saudáveis entre os jovens e ajudaram a enfrentar os desafios comuns que os nossos dois países enfrentam em ambos os lados do Atlântico.
Para assinalar o importante papel dos Estados Unidos no apoio à democracia portuguesa, e o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, no dia 25 de Abril, o Embaixador Levine criou um museu expositivo na residência do Embaixador, onde ajudaram importantes discussões entre o então Embaixador Frank Carlucci e Mário Soares. preparar o apoio dos Estados Unidos à democracia portuguesa.
Refletindo sobre a sua estadia em Lisboa, a Embaixadora Levine disse: “Durante o meu mandato, viajei por todas as partes deste belo país, reunindo pessoas do governo, do sector empresarial e da sociedade civil. Tive também o prazer de trabalhar com vários líderes portugueses – a profundidade e a escala dos sucessos que alcançámos juntos falam por si. Esta tela partilhada que criámos durará muito para além da minha estadia em Portugal. O trabalho que fizemos juntos estabeleceu uma base duradoura para parcerias ainda maiores no futuro.”
A Embaixadora Levine receberá em janeiro a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique das mãos do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pelo seu trabalho na criação de novas oportunidades de negócios em Portugal.
Antes de ser embaixadora, Levine foi uma reconhecida defensora da diplomacia cultural e foi comissária da Galeria Nacional de Retratos do Smithsonian e curadora do Meridian International Center, onde presidiu o Meridian Center for Cultural Diplomacy.