A secretária nacional e presidente da federação de Viseu da Juventude Socialista, Sofia Pereira, foi hoje eleita secretária-geral, sucedendo a Miguel Costa Matos no cargo que disputou com o eurodeputado Bruno Gonçalves no XXIV Congresso Nacional da JS, na Nazaré.
Sofia Pereira, que em Novembro oficializou a sua candidatura à liderança da JS, venceu as eleições com 198 votos, mais 60 que o adversário, Bruno Gonçalves, que obteve 138 votos.
Sofia Pereira encabeçou a lista mais votada para a comissão nacional, tendo apresentado o movimento geral de estratégia com o lema de candidatura “É a hora!”.
Com propostas em 14 áreas, Sofia Pereira propunha na moção alargar o prazo do aborto até às 14 semanas, propina negativa o prazo médio no ensino superior, a construção de 600 mil casas em dez anos para habitação acessível e a implementação de um plano nacional de urbanismo verde.
Aumentar a variação dos profissionais de saúde, lançar uma campanha nacional de sensibilização para a saúde mental ou adotar a licença menstrual para mulheres com dores menstruais graves ou outras condições relacionadas são algumas das propostas na área da saúde.
Na moção, a nova secretária-geral da JS propunha, entre outras medidas, o voto aos 16 anos, a reforma do sistema eleitoral para que este seja misto e assim composto por círculos uninominais e um círculo de compensação e ainda a criação de uma entidade reguladora que exija a identificação de conteúdos manipulados nas redes sociais e imponha avaliações rigorosas ao uso abusivo.
Sofia Pereira é licenciada em Comércio e Relações Económicas Internacionais pela Coimbra Business School – ISCAC e presta assessoria técnica ao registo internacional de navios.
Natural de Lamego e nasceu em 25 de Julho de 1999, a nova secretária-geral da JS integrou, nas últimas eleições, as listas do PS às eleições europeias e às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Viseu.
Membro da comissão nacional do PS e do secretariado nacional da JS, Sofia Pereira é militante da JS desde os 16 anos.