No entanto, o Algarve é a região onde há menos desconhecimento sobre locais pet-friendly, com apenas um em cada quatro entrevistados a afirmar não conhecer ou não frequentar locais pet-friendly com os seus animais.
Estas são algumas das conclusões do estudo ‘Um mundo melhor para os animais de estimação: os animais de estimação em Portugal’, que apresenta um retrato dos donos de animais de estimação e a sua perspetiva sobre o quão pet-friendly são as cidades portuguesas.
Segundo o estudo realizado no Algarve, o cão é o animal de estimação predominante, com 66% dos inquiridos afirmando ter um, seguido do gato (59%). Para os donos de animais de estimação no Algarve, os aspectos que mais contribuem para tornar uma cidade pet-friendly são a existência de parques e zonas verdes suficientes (73%), a implementação de políticas pet-friendly por parte da administração pública (55%) e a existência de estabelecimentos suficientes adaptados à integração de animais (45%).
A região é também aquela onde existe maior abertura por parte do comércio local, estando bem acima da média nacional no que diz respeito à percentagem de entrevistados que afirmam conhecer centros comerciais e lojas pet-friendly, ou frequentar locais amigos dos animais.