O momento foi marcado por uma cerimónia especial que contou com a presença de vários governantes, entre outras personalidades nacionais e internacionais, e onde também foi inaugurada oficialmente a Nova Marina.
A Nova Marina dispõe de três novos cais com 68 postos de acostagem, especificamente concebidos para embarcações de grande porte, entre 20 e 40 metros, posicionando Vilamoura estrategicamente na “vanguarda do setor náutico”. Cada berço inclui tecnologia avançada, com sistemas de bombeamento individuais, serviços de gestão remota de consumo de água e eletricidade, pontos de carregamento dedicados para barcos elétricos, sistemas de dessalinização de última geração e geração de energia fotovoltaica para a sustentabilidade.
“Transformamos um conceito visionário em um destino atraente que representa inovação, sofisticação e um profundo compromisso com a excelência náutica. Desde o início entendemos que uma marina não é apenas embarcações, barcos e amarrações, mas também uma experiência que une pessoas e o mar, fomentando relações e uma visão mais ampla da cultura náutica”, afirmou Isolete Correia, CEO da Marina de Vilamoura e CEO de Vilamoura
Do Conceito Visionário à Referência Náutica
O que começou em 1974 como uma visão audaciosa de Artur Cupertino de Miranda “evoluiu para a maior e mais prestigiada marina de Portugal”. Ao longo dos anos, a Marina de Vilamoura foi-se adaptando à realidade do mercado náutico, ampliando os seus 612 postos de amarração iniciais para 1.000, e ajustando-se ao mercado atual de embarcações de grande porte com 825 postos de amarração, tornando-se uma referência turística a nível global. “Ao longo destes 50 anos, a nossa trajetória simboliza muito mais do que uma simples infraestrutura náutica. Estamos, acima de tudo, a criar um legado que definirá a excelência náutica para as gerações futuras”, acrescentou Isolete Correia.
Com diversas menções e distinções, foi consecutivamente galardoada com o título de “Melhor Marina de Portugal” e garantiu múltiplos prémios internacionais. Mais recentemente, a Marina também recebeu a certificação 5 Gold Anchor Platinum da The Yacht Harbour Association (TYHA), devido à qualidade da sua infraestrutura, bem como dos serviços oferecidos – apenas 11 marinas em todo o mundo alcançaram esta certificação.
Nos últimos três anos, os fundos geridos pela Arrow Global promoveram o crescimento e o desenvolvimento da região e de outros países. “Sinto-me muito orgulhoso por poder dizer que a Arrow quase reconstruiu, de alguma forma, a visão original de Cupertino de Miranda, reagrupando ativos que foram dispersos ao longo dos anos.”, afirmou João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal.