A Dongfeng e as suas submarcas Voyah e MHero de veículos eléctricos estão a reforçar a entrada da indústria automóvel chinesa em Portugal, sob a alçada do grupo Salvador Caetano, que, desde 2023, tem vindo a expandir o seu portfólio, com a representação das também chinesas BYD e Xpeng. A apresentação oficial decorou na semana passada, na Quinta de Valadares, em Loures.
“Hoje comemoramos a chegada de três marcas ao nosso mercado, pertencentes ao grupo Dongfeng, empresa com mais de 50 anos de história. É com essa história, ligada a Salvador Caetano, que acreditamos que vamos fazer deste um projeto de grande sucesso para o mercado”, dinamicamente o diretor-geral da distribuidora portuguesa, Ricardo Lopes. Foi também a herança do emblema que o diretor da Dongfeng Europa, Xie Qian, optou por destacar, falando sobre a “longa história da marca com a China (já com 60 milhões de clientes) e da nova na Europa”. Uma ligação entre “o Este e o Oeste”, sublinhou o responsável, justificando a decisão de trazer os produtos da Dongfeng para o Velho Continente com o facto de a Europa ser o mercado que lidera os veículos eléctricos.
Dentro das propostas que aí vêm, a marca aponta o Dongfeng Box como o mais alinhado com o mercado português. O citadino, com 4,03 metros de comprimento, apresenta-se com um motor de 95cv, atingindo uma velocidade máxima de 140 km/h, e uma capacidade de bateria que admite uma autonomia WLTP de 310 quilómetros. Entre o equipamento, a marca destaca a inclusão de uma câmara 360º, iluminada completo LED, os estofos de pele sintética, o banco de condutor elétrico (com memória, calor e ventilado) e as jantes de 17 polegadas.
Apontado para um nicho, e apenas disponível sob encomenda, surge o MHero, apresentado como um todo-o-terreno eléctrico, mas com características de superdesportivo: conta com 1088cv, produzido por quatro motores. Resultado: apesar das suas cerca de três toneladas, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O jipe elétrico de design industrial, mas elegante, conta com uma bateria de 142 kWh, para uma autonomia homologada de 450 quilômetros.
Da Voyah, uma marca prêmio da Dongfeng, chegam três modelos. O Free, um SUV do segmento E, é proposto com 489cv, para uma velocidade máxima de 200 km/he acelerou de 0 a 100 km/h em 4,4s. A bateria, com capacidade útil de 100 kWh, suporta 500 quilómetros com uma única carga. Já o interior evidencia os segmentos requintados em que se insere: triplo tela ajustável, teto panorâmico polarizado, estofos aquecidos, ventilados e com massagem, além de suspensão pneumática.
Sobre o Dream, um monovolume eléctrico de 5,32 metros e sete lugares, o chefe de operações da Dongfeng em Portugal, Luís Santos, avaliou tratar-se do carro ideal para a família, com suspensão pneumática, para garantir o conforto, dois tectos panorâmicos, bancos aquecidos, ventilados e com massagem, além do sistema de som Dynaudio. Chega numa única variante, de quatro rodas motrizes: 435cv, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 200 km/h. Com bateria de 108,7 kWh, chega preparada para fazer 482 quilómetros com uma única carga.
Além destes modelos, já presentes no catálogo, o próximo ano tem novo lançamento agendado: o Courage, um SUV de 4,72 metros, que se apresentará em duas variantes, de tração traseira e tração integral. A primeira, designada Exclusivo, conta com potência de 292cv; a segunda, Luxo, de 435cv. Ambos são servidos por uma bateria de 80 kWh, para autonomias de 476km e 446km, respectivamente.
A Dongfeng e a Voyah prevêem estar presentes em seis concessionárias até ao final do ano, entre Lisboa e Porto. O catálogo é 100% eléctrico, mas o grupo Salvador Caetano está a procurar adaptar-se às exigências do mercado nacional, incluindo HEV, PHEV e motores de combustão na sua lista.
Texto editado por Carla B. Ribeiro