O Black Anchor, situado na margem do rio na cidade do Sotavento Algarvio, com uma espaçosa esplanada ribeirinha na frente, um jardim coberto de vinhas nas traseiras onde as uvas crescem sobre a cabeça dos clientes, e bares públicos e lounge, orgulha-se de ser chamado de local irlandês.
Não é de admirar. Seus proprietários nos últimos 18 anos, que habilmente nutriram e deram nova vida ao edifício histórico e icônico à beira-mar, são oriundos da Ilha Esmeralda.
A cidade natal de Vinny Kennedy é Wexford, sua esposa Joy Fletcher vem de Athlone.
E foi na noite de sexta-feira passada (8 de Novembro) que o Black Anchor, considerado o “único verdadeiro bar irlandês fora da Irlanda” pelos seus muitos clientes internacionais, bem como pelos portugueses, realizou o seu notável feito triplo de Prémios.
O Black Anchor conquistou o título do Taste of the Algarve na votação popular, vencendo os finalistas Hannah’s Place em Almancil e o Franguinho de Albufeira em votação pública.
Não só isso, mas dois dos principais cantores/showmen que são artistas marcantes no Black Anchor – Danny Maverick e Gary Vesey – foram julgados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Entertainment/Band ou DJ Awards. Coincidentemente, foi outro hat-trick totalmente irlandês nessa categoria, com os outros indicados, The Six Irish Men, terminando em terceiro.
Disse Vinny, ele próprio um artista nada medíocre nas noites de karaokê no ‘The Big Irish’: “Esta é a primeira vez que participamos dos prêmios.
“E é um grande impulso para nós ganhar o prêmio ‘The Taste’.
“É um grande elogio da área gastronômica aos chefs Robert e Fabio e sua equipe de culinária na cozinha.
“E, claro, é um triunfo para os nossos colaboradores do bar que, em termos de hospitalidade, são os melhores do ramo e servem tanto os clientes do bar como os que comem e bebem nas mesas da esplanada do rio e do jardim das traseiras. .”
Disse Joy: “Lançamos as nossas raízes em Tavira há quase 20 anos. Criámos os nossos filhos, agora adultos, que estudaram aqui. O pub e restaurante tornaram-se um centro para expatriados irlandeses que são residentes e que vêm voltamos com frequência durante as férias e temos muitos clientes ingleses, escoceses, galeses, franceses, alemães, escandinavos, americanos, canadenses e, claro, portugueses.
“Nós os consideramos todos amigos. É disso que um verdadeiro pub irlandês deveria ser: pessoas e também cervejas.”
E quanto a Danny Maverick, o homem de Belfast já tinha sido nomeado pelos organizadores, os Algarve Business Awards, para anunciar os vencedores do Taste of Algarve.
Ele ficou tão encantado quanto Joy e Vinny e uma série de torcedores quando tirou o cartão com o resultado do envelope.
E houve o mesmo tipo de comemoração barulhenta por parte dos mesmos convidados do jantar quando Danny ganhou o Prêmio de Entretenimento.
Num emocionado discurso de aceitação, Danny destacou o povo português para elogios.
“Acima de tudo, gostaria de agradecer ao povo português.
“Vim aqui há 17 ou 18 anos e descobri que eles são as pessoas mais hospitaleiras e amigáveis do mundo.”
Danny acrescentou: “Que ano! Completei 60 anos. Casei-me com minha esposa Christine. E agora isso…”
E então, numa última linha tingida de grande emoção, ele disse: “Minha mãe faz 79 anos hoje”.
“Este”, disse ele, erguendo seu prêmio, “é o presente de aniversário da minha mãe.”
O Prémio Sabor do Algarve é atribuído a um estabelecimento que se destaque pelo sabor, pelo serviço e pelo apoio ao comércio local.
A citação diz: ‘Este prêmio reconhece o compromisso com a excelência no serviço de alimentação, incluindo a excelência no atendimento ao cliente, instalações de qualidade adequadas aos clientes-alvo, o uso de ingredientes locais, menus imaginativos, sabor dos alimentos e marketing inovador.’
Texto de Jim McDowell