José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, anunciou que o governo lançou um concurso para apoiar a construção de lagoas e reservatórios no valor de 9 milhões de euros.
Segundo o ministro, trata-se de um “investimento importante” com obras de engenharia que “não existem noutras partes do mundo”. Com José Fernandes partilha ainda “Estamos a trabalhar para simplificar e aumentar o investimento para armazenar e depois distribuir eficientemente água numa rede que queremos que esteja interligada”.
José Manuel Fernandes realçou no aviso que “O investimento agrícola para melhorar o desempenho ambiental – Construção de lagoas e albufeiras” será simplificado.
Segundo o governante, este aviso oferece apoio de 75% para investimentos até 500 mil euros e de 70% para iniciativas que excedam esse valor, sendo as candidaturas aceites até 15 de janeiro de 2025.
O ministro destacou ainda que o projeto Alqueva, por exemplo, criou 24 mil empregos diretos e contribui anualmente com cerca de 3,2 mil milhões de euros para a nossa economia na produção agrícola – o equivalente à Autoeuropa. Como explicou, “Portanto, água significa criação de riqueza, retenção populacional, competitividade, produtividade, coesão territorial e o compromisso com a água deve ser reforçado”.