A primeira edição realizou-se nas finais de Junho e, segundo os organizadores, foi um sucesso. Daí que regredimos agora, nos finais de Novembro, com mais participantes (de 20 passados para 34) e com a garantia de passar a trimestral, naquele mesmo espaço, já a partir de 2025. “A primeira edição foi fantástica, histórica mais de 5 mil pessoas nos dois dias”, diz ao PÚBLICO Alexandre Barbosa, DJ e proprietário da loja de discotecas Sound Club Store, no Espaço Chiado (Lisboa), curador desta iniciativa que deu o primeiro passo no âmbito do projecto Benfica ComVida, a pedido (e com o apoio) da Junta de Freguesia de Benfica. Os participantes, segundo Alexandre Barbosa, também ficaram satisfeitos: “Tenho um livro que criei para eles apoiarem e darem as suas opiniões. E dizem que foi a melhor feira de vinil em que participaram até hoje. Foi uma coisa mesmo boa.”
Como em Junho, além do vinil será comercializada música noutros suportes, como discos de grafonola, cassetes, cartuchos, CD, DVD de música e ainda pratos de gira-disco, colunas de som ou amplificadores, tudo em espaços próprios. A lista atual de participantes, com lojas da especialidade, é extensa: Amaei (Associação dos músicos e editoras independentes), Lusitanian, +5, Áudiomanias, A Record a day, Carbono Amadora, CD Rarities Vinyl Rarities, Chasing Rabbits, Capitão Gancho, Discos Ó Fialho, Dig It, Equilibrium, Espiral Discos, Groovie Records, Glam-O-Rama,Jazz Messengers, João Carlos Callixto, Magic Bus, Mad About Records, Magia do Vinil, Pekaboo, Pantero Records, Portugal Records, Rui Remix, RecordManias, Raging Planet, Retrovisor, Roll Discos, Sound Club Store, Tabatô, Vinyl Experience, Variz e IMusicFly. A venda de materiais electrónicos relacionados com a música (pratos de gira-discos, colunas, rádios, gravadores de cassetes e outros) estará a cargo da loja Vintage Audio Lisboa.
Durante os dois dias que durarão a feira, haverá música a cargo de vários DJ (cada um com uma hora de atuação): Alexandre Barbosa, Alex Ferrer, Bruno Brites, Bruno G, César Machia, Joe, Mário Marques, Miles, Nuno Arantes , Nuno Donnels, Nuno F, DJMJ, Orca, Pansorbe, Paulo Costa (vocalista dos Ritual Tejo), Rui Remix, TROLdoismil e Vítor Santos. Finda esta edição, as seguintes deverão ocorrer em Março, Junho, Setembro e Dezembro do próximo ano.
Nascido em 1962, Alexandre Barbosa, curador desta feira, iniciou-se como DJ em 1978 (na discoteca Porão da Nau), tocando desde então em inúmeras discotecas, bares e clubes. Foi o DJ residente na Expo’98, inclusive nas sessões de abertura e encerramento, produziu várias discotecas com DJ e produções nacionais e especificações várias digressões de DJ de norte a sul do país.