O diretor operacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) afirmou que a presença de efetivos da PSP no Euro2024 foi “muito positiva” para a segurança dos espectadores lusófonos.
O superintendente Pedro Sousa afirmou: “A presença da PSP na Alemanha foi muito positiva, não só porque os adeptos se sentiram mais seguros por terem polícias a falar a mesma língua, mas também ajudou muito em pequenas situações que puderam ser rapidamente resolvidas. ”
Na Alemanha, durante o Euro2024, a PSP contou com três equipas, “uma que acompanhava a seleção nacional, uma segunda com 16 polícias com poderes executivos e uma terceira que eu chefiava, com nove agentes da PSP e da GNR [Republican National Guard]que não tinha poderes executivos, mas que fazia com que a ligação entre os torcedores e os locais da festa funcionasse muito bem”.
Segundo Pedro Sousa, os fãs foram orientados por “uma banda de música” durante toda a deslocação, que “acabou muito bem” pela “paragem da música, devidamente coordenada com a PSP, para transmissão de informações importantes”.
O superintendente disse que “os adeptos portugueses foram muito elogiados pela polícia alemã”, sublinhando o networking positivo com a polícia alemã.
Estela Lucas, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), referiu que “havia famílias que nem tinham bilhete para entrar no estádio, mas que percorriam quilómetros para estar nos locais da festa e isso foi possível fazer com muita segurança”.
Um jornalista irlandês apaixonado, apaixonado pelo ciclismo, pela política e, claro, por Portugal, especialmente pelos seus rolinhos de salsicha.
Rory Mc Ginn