Som dos oito sinos no campanário norte de Notre Dame soou um mês antes da reabertura da catedral
Os sinos de Notre Dame, em Paris, tocaram esta sexta-feira pela primeira vez desde o incêndio de 2019 que devastou a catedral histórica.
Na quinta-feira, a catedral recebeu três novos sinos, sendo que um deles foi usado durante os Jogos Olímpicos de Paris este ano, que foi um presente por parte da organização dos jogos de Paris, e foi instalado com dois outros sinos de dimensões mais reduzidas, aos quais foram dados o nome de Chiara e Carlos.
Os novos sinos da Catedral vão ficar por cima do altar e serão tocados durante a missa.
Today the bells of Notre Dame are being tested. Have not heard them ring since 2019. pic.twitter.com/ofv4yL73P8
— LISA F. MOORE (@FEMLFM) November 7, 2024
“No momento mais importante da missa estes sinos tocarão, tal como faziam quando o vencedor de uma competição podia comemorar a sua vitória”, afirmou o reitor da catedral, Olivier Ribadeau Dumas, que manifestou a sua “alegria” pela chegada dos sinos.
O som dos oito sinos no campanário norte de Notre Dame ocorreu um mês antes da reabertura da catedral, após cinco anos de trabalhos de restauração meticulosos na sequência do incêndio.
A catedral ardeu a 15 de abril de 2019 e, a 8 de dezembro de 2023, Emmanuel Macron visitou o local e anunciou que a reabertura da catedral acontecerá a 8 de dezembro de 2024, cinco anos depois do devastador incêndio.