É uma tradição do dia 1 de Novembro: milhares de pessoas aproveitam o feriado para visitar os cemitérios. Em Vila Real, é também um encontro de famílias que se juntam para celebrar os que já partiram.
É sobretudo uma homenagem aos que já partiram e, por isso, as famílias esmeram-se para limpar e engalanar as campas. O cemitério de Sta. Iria, em Vila Real, vira um jardim, um mar de flores que celebra os mortos e aquece a saudade das famílias.
“É o dia em que o cemitério fica mais bonito. É neste dia e no natal. É uma prova de amor que é feita todos os anos. Uns podem de mês a mês, outros de 15 em 15 dias (…) mas este dia tem de ser”, conta uma senhora.
O dia de todos os santos é de emoções fortes, sobretudo para quem perdeu há pouco tempo um ente querido. Aqui não encontram todo o conforto necessário, mas há uma fé que os aproxima da família.
Por ser feriado, a romaria aos cemitérios faz-se sobretudo no dia de Todos os Santos. A cerimónia religiosa fica para o dia seguinte, o dia dos Fiéis Defuntos.